Mantendo a tradição que ele mesmo estabeleceu, o papa Francisco foi na manhã de hoje (16) à basílica de Santa Maria Maior para agradecer à Virgem Salus Populi Romani, protetora do povo romano, por sua viagem ao Cazaquistão.

Segundo a Santa Sé, assim que terminou a oração, ele voltou ao Vaticano.

O papa Francisco voltou para Roma ontem (15) depois da viagem apostólica internacional de três dias ao Cazaquistão, a 38ª viagem de seu pontificado.

Depois de pouco mais de sete horas de voo, o avião que transportou o papa, a comitiva e os jornalistas pousou em Roma.

O papa chegou na terça-feira (13) ao Cazaquistão, país da Ásia Central de maioria muçulmana onde apenas 1% da população é católica.

Depois de uma cerimônia de boas-vindas visitou o presidente da República e depois teve um encontro com autoridades do país.

Na quarta-feira (14), o papa rezou em silêncio com líderes religiosos mundiais e participou da abertura do VII Congresso de Líderes Mundiais e Religiões Tradicionais.

Após o encontro, ele se reuniu com alguns dos líderes religiosos presentes, entre eles um representante da Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou.

Naquele mesmo dia, à tarde, o papa rezou uma missa na praça da Expo da capital Nur-Sultan com a participação de 7 mil fiéis.

Ontem (15), último dia da viagem, o papa Francisco teve um encontro fechado com 14 membros da Companhia de Jesus da província da Rússia e depois participou de um encontro com representantes da Igreja Católica na catedral do Perpétuo Socorro.

Antes de voltar a Roma, o papa Francisco encerrou esta visita com a declaração final e encerramento do congresso no Palácio da Paz e Reconciliação.

A basílica de Santa Maria Maior foi o primeiro lugar que ele visitou no primeiro dia de seu pontificado, 14 de março de 2013, para confiar seu ministério petrino à Mãe de Deus diante do antigo ícone de Maria Salus Populi Romani.

Desde então, toda vez que faz uma viagem internacional, Francisco vai à basílica rezar antes e depois de cada viagem.

Confira também: