Na manhã de hoje, o Papa Francisco realizou o primeiro encontro com os bispos do Chile sobre a questão dos abusos sexuais no país sul-americano.

Segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé, a reunião com os 34 bispos foi realizada antessala da Sala Paulo VI, às 16h (hora local).

O Santo Padre entregou a cada um o texto com os temas da meditação, pois “a partir deste momento até a próxima reunião, começa um tempo dedicado exclusivamente a meditar e a rezar”, informou o Vaticano.

Além desta reunião, pretendem realizar um novo encontro na quarta-feira, 16 de maio, e outros dois na quinta-feira, 17 de maio.

Em sua carta, assinada no dia 8 de abril, o Santo Padre convocou os bispos do Chile para uma reunião em Roma para discutir o relatório realizado por Dom Charles Scicluna, sobre os testemunhos que acusam Dom Juan Barros, Bispo de Osorno, de encobrir os abusos sexuais cometidos por Fernando Karadima.

Na missiva, o Papa admitiu que cometeu “equívocos de avaliação” neste caso, por isso, disse: “peço perdão a todas as pessoas que ofendi”.

No total, 34 bispos do Chile estão em Roma para se reunir com o Pontífice. Destes, 31 estão ativos e três são eméritos.

Confira também: