O papa Francisco recebeu em audiência na quinta-feira, 3 de março, o presidente da Fundação JMJ 2023 e bispo auxiliar de Lisboa, Portugal, dom Américo Aguiar. No encontro, conversaram sobre a preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Segundo dom Aguiar, Francisco tem “grandes expectativas” para este evento.

A próxima JMJ será de 1º a 6 de agosto, em Lisboa. Terá como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

Em nota, a organização da JMJ Lisboa 2023 disse que a audiência “teve por objetivo dialogar sobre a preparação do encontro do papa Francisco com jovens de todo o mundo, em Lisboa, no mês de agosto de 2023, que acontece numa época muito particular na história dos jovens, agora também marcada por um conflito armado na Europa”, isto é, a guerra na Ucrânia que teve início em 24 de fevereiro com a invasão do país pela Rússia.

“O Santo Padre coloca muita expectativa no encontro com os jovens de todo o mundo e pede-nos sempre a oração por todos, sobretudo pelas vítimas da guerra e as que sofrem as consequências da pandemia [de covid-19]”, disse dom Aguiar.

Desde janeiro de 2019, quando a capital portuguesa foi anunciada como sede da Jornada, centenas de voluntários começaram a preparar este encontro da juventude com o papa.

Em fevereiro deste ano, o Comitê Organizador Local (COL) deu início à fase de implantação, que vai durar até a semana do encontro. Até então, os organizadores estavam trabalhando na fase de planejamento.

A implantação “é uma fase em que tudo o que andamos a sonhar, nos últimos três anos, vai ganhar forma”, disse o secretário-executivo da JMJ Lisboa 2023, Duarte Ricciardi, durante um encontro com todos os voluntários em 12 de fevereiro. Para Ricciardi, na medida em que se “tornam visíveis estes sinais da preparação”, os jovens “vão se sentindo cada vez mais parte deste caminho”.

Confira também: