O menino Tomás Vilaça, de 7 anos, está realizando um tratamento contra o câncer e, na última quarta-feira, seus pais receberam um telefonema especial, cheio de “esperança e alento”; do outro lado da linha estava o Papa Francisco, que quis saber tudo sobre a doença do pequeno.

Tomás Vilaça é de Braga, Portugal, mas está internado em Barcelona, Espanha, para um tratamento experimental de um neuroblastoma, uma das formas mais agressivas de câncer.

A mãe do menino, Ana Vilaça, contou ao ‘Jornal de Notícias’ (JN), de Portugal, que teve uma surpresa na quarta-feira, 17 de março, quando ouviu uma mensagem deixada gravada em seu telefone, pois não havia atendido uma ligação.

“Era uma voz a dizer ‘Olá Ana, aqui fala o Papa Francisco, recebi a sua carta e vou rezar pelo Tomás’”, recordou a mãe do menino.

Mas, mesmo não tendo sua ligação atendida, o Santo Padre não desistiu de falar diretamente com os responsáveis pela criança. Por isso, telefonou também para Ricardo, o pai de Tomás.

“Estiveram dez minutos conversando. O Papa quis saber como estava o Tomás, como estava correndo o tratamento e quis saber tudo sobre a doença”, contou Ana Vilaça.

Na página de Facebook ‘Pelos Sonhos do Tomás’, os pais do menino relataram que o dia do telefonema foi “verdadeiramente abençoado”. “O nosso guerreiro tem tido dias difíceis, pelo que está internado para melhor controlarmos a situação. Eis que esta tarde recebemos uma chamada de Sua Santidade, Papa Francisco, em resposta a uma carta que enviámos recentemente. Uma chamada totalmente inesperada, mas recheada de esperança e alento”, afirmaram.

Os pais do menino se disseram “profundamente gratos” ao Papa Francisco “pela proximidade e grande generosidade demonstradas para com o nosso Tomás, permitindo-nos atingir a plenitude de saber que estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance pelo nosso filho”.

Tomás Vilaça foi diagnosticado com um neuroblastoma em setembro de 2019 e, no mês seguinte, recebeu a notícia de que tem amplificação do MYCN, “que dentro do neuroblastoma é a forma mais terrível, agressiva e invasiva” de câncer, relatam na página de Facebook.

A criança passou pelo tratamento, mas em setembro de 2020, o câncer voltou. Frente à possibilidade de realizar o tratamento em Barcelona, a família decidiu realizar a campanha ‘Pelos Sonhos do Tomás’, para arrecadar fundos para arcar com os custos.

“Acreditem, o nosso Tomás merece tudo pelo ser humano espetacular que é. O mundo precisa de pessoas como o Tomás com um coração gigantescamente generoso, astuto e extremamente resiliente e brincalhão”, afirmam na página da campanha.

Além de arrecadar recursos financeiros, a iniciativa também tem reunido uma grande corrente de oração pelo pequeno Tomás. Em janeiro, a família publicou uma oração pelo Tomás e família. “Depois da oração do terço da semana passada, o nosso querido Padre António Valério partilhou uma oração pelo nosso Tomás e pela nossa família, bem como por todos os que sofrem, especialmente, as crianças”, contaram na época e compartilharam a prece, “para que esta corrente de oração pelo nosso guerreiro seja cada vez maior”.

Para mais informações sobre a iniciativa em prol do pequeno Tomás Vilaça e para colaborar, acesse AQUI.

Confira também: