O Papa Francisco voltou a surpreender peregrinos e turistas em Roma ao aparecer de surpresa na Praça de São Pedro, a qual cruzou a pé para visitar o hospital temporário instalado no Vaticano por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no próximo domingo, 18 de novembro.

Acompanhado pro Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifícia Conselho para a Promoção da nova Evangelização, o Santo Padre percorreu a pé a distância entre a Casa Santa Marta, no interior da Cidade do Vaticano, e a colunata de Bernini da Praça de São Pedro.

Dentro da estrutura sanitária instalada na Praça, onde há uma semana são oferecidas consultas de medicina geral, cardiologia, ginecologia, dermatologia, oftalmologia, laboratório de análises clínicas, entre outros, Francisco saudou e conversou brevemente com os médicos, enfermeiros e voluntários.

O II Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado sob o tema "Este pobre homem grita e o Senhor escuta”, é “uma iniciativa de evangelização, oração e partilha” que busca incentivar “uma crescente atenção às necessidades dos últimos, dos marginalizados e dos famintos”, conforme explicou o próprio Papa no Ângelus do último domingo, 11 de novembro.

Organizador pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o Dia terá como principal ato a Missa que o Papa presidirá no próximo domingo, 18 de novembro, na Basílica de São Pedro.

Espera-se que participem cerca de seis mil pobres, além de voluntários e representantes de diferentes organizações que trabalham com as pessoas mais necessitadas. Depois da Missa, o Papa almoçará com cerca de três mil pobres na Sala Paulo VI.

Confira também: