Na catequese desta quarta-feira, o papa Francisco rejeitou a hipocrisia que impede de dizer a verdade. Para fundamentar seu ensinamento, ele recorreu a várias passagens bíblicas. O principal texto sobre o qual o papa refletiu foi o da carta aos gálatas, em que são Paulo conta como reprovou são Pedro pela diferenciação que fazia entre os cristãos provenientes do judaísmo e os provenientes do paganismo. O texto bíblico é Gal 2, 11-14.

Mas Francisco também sugeriu aos fiéis refletir sobre outro trecho da Bíblia, tomado do Antigo Testamento. Trata-se de um episódio narrado no segundo livro dos Macabeus (2 Mac 6, 24-25) onde se conta o “bom testemunho para combater a hipocrisia: o do velho Eleazar, a quem se pedia que fingisse que comia carne sacrificada às divindades pagãs para salvar a sua vida. Fingir comer, mas não comer. Fingir comer carne suína, mas na verdade comer outra, que seus amigos preparariam para ele”.

“Mas aquele homem, de noventa anos, temente a Deus, respondeu: ´não é próprio da minha idade, respondeu ele, usar de tal fingimento. Não suceda que muitos jovens, julgando que Eleazar, aos noventa anos, se tenha passado à vida dos gentios pelo meu gesto de hipocrisia e por amor a um pouco de vida, se deixem arrastar por minha causa. Isso seria a desonra e a vergonha da minha velhice. Honesto, ele não entra no caminho da hipocrisia. Que bela página sobre a qual refletir para se afastar da hipocrisia!”, disse o papa.

Francisco sugeriu também que “se vocês tiverem um pouco de tempo hoje, peguem o capítulo 23 do evangelho de Mateus e vejam quantas vezes Jesus diz ´hipócritas, hipócritas`. E nos revela o que é a hipocrisia”.

Nesse trecho do evangelho de são Mateus, Jesus repreende os escribas e fariseus por sua hipocrisia e lhes adverte que “serão julgados com mais severidade”.

Por fim, recordou as palavras de Jesus, também no evangelho de são Mateus (Mt 5, 37), contra a hipocrisia: “Seja este o vosso modo de falar: ´sim, sim`; ´não, não`; tudo o que for além disso procede do espírito do mal”.

Confira também: