O Papa Francisco presidiu neste domingo mais uma vez a oração do Ângelus da janela do apartamento pontifício do Palácio Apostólico.

Desta vez, fez um balanço da sua recente viagem ao México e disse que foi uma verdadeira “Transfiguração” do Senhor. Francisco disse que a visita à Virgem de Guadalupe, diante da qual pôde rezar sozinho e agradeceu o testemunho de famílias e jovens porque ajudaram toda a Igreja.

O Santo Padre explicou que neste segundo domingo da Quaresma o Evangelho aborda a Transfiguração de Jesus e classificou como uma verdadeira transfiguração a visita apostólica ao México, da qual regressou quinta-feira, 18. “O Senhor nos mostrou a luz da sua glória através do corpo de sua Igreja, de seu povo santo que vivem naquela terra”.

“Um corpo tantas vezes ferido, um povo tantas vezes oprimido, desprezado, violado em sua dignidade”, assinalou. 

O Papa também assegurou que os diversos encontros que realizou estiveram cheios de luz, “a luz da fé que transfigura os rostos e clareia o caminho”.

Mas, sem dúvida, um dos mais importantes foi sua visita ao Santuário da Virgem de Guadalupe. “Permanecer em silêncio diante da imagem da Mãe era o que tinha me proposto antes de tudo, e agradeço a Deus que me concedeu isso”.

“Contemplei e me deixei olhar por Aquela que leva impresso em seus olhos o olhar de todos os seus filhos, e recolhe as dores pelas violências, roubos, assassinatos e abusos que causam dano a tantas pessoas pobres, a tantas mulheres”, disse Francisco.

“Guadalupe é o Santuário mariano mais visitado do mundo”, sublinhou. “De toda a América vão rezar ali onde a Virgem ‘Morenita’ apareceu ao índio São Juan Diego, dando início à evangelização do continente e sua nova civilização, fruto do encontro entre diversas culturas”.

O Pontífice explicou que precisamente esta “é a herança que o Senhor deu ao México: proteger a riqueza da diversidade e, ao mesmo tempo, manifestar a harmonia da fé comum, uma fé firme e forte, acompanhada de uma grande quantidade de vitalidade e humanidade”.

O Santo Padre também recordou antes de rezar o Ângelus que, como seus antecessores São João Paulo II e Bento XVI, “também eu fui para confirmar a fé do povo mexicano, mas ao mesmo tempo para ser confirmado” e “recolhi as mãos cheias deste dom para que seja em benefício da Igreja universal”.

Francisco deu o exemplo de famílias mexicanas, que “me acolheram com alegria como mensageiro de Cristo, Pastor de toda a Igreja”. Ao mesmo tempo, “me doaram testemunhos claros e fortes, testemunhos de fé viva, de fé que transfigura a vida, e isso para a edificação de todas as famílias cristãs do mundo”.

O Papa contou também que deram o mesmo exemplo os jovens, os consagrados, os trabalhadores e para os detentos na prisão.

“Por isso, agradeço ao Senhor e à Virgem de Guadalupe pelo dom desta peregrinação”.

Confira também: