O Papa Francisco seria o primeiro Pontífice a visitar uma paróquia anglicana nos próximos dias, quando visitar a igreja de Todos os Santos, no centro de Roma.

Embora a notícia ainda não tenha sido divulgada oficialmente pela Imprensa da Santa Sé, Jonathan Boardman, pároco de Todos os Santos, confirmou a ACI Stampa (agência italiana do Grupo ACI) que o Pontífice visitará a paróquia no dia 26 de fevereiro para comemorar o 200º aniversário deste templo.

“O encontro acontecerá à tarde. O Papa chegará às 16h. Não está prevista a celebração das vésperas como aconteceu no encontro entre o Papa Francisco e o Primaz da Igreja Anglicana Jonathan Welby, em São Gregório al Celio”, assegurou.

“O Papa será convidado para participar da bênção e dedicação de um ícone que comemora os nossos 200 anos e haverá uma renovação das promessas batismais que será guiado pelo Papa e pelos nossos bispos anglicanos”, indicou Boardman.

Após a celebração, Francisco “será testemunho de um irmanamento simbólico entre a nossa paróquia e da igreja católica de Ognissanti, localizada na região de Appia Nuova, a única igreja de Roma dedicada a Todos os Santos”.

“As duas comunidades (católica e anglicana) já realizam uma série de atividades em comum, uma amizade de trabalho, que se expressa, por exemplo, no serviço aos pobres”, explica o pároco.

Francisco será o primeiro Pontífice a visitar uma paróquia desta confissão religiosa. São João Paulo II visitou a catedral anglicana de Canterbury, em Londres, em maio de 1982, e Bento XVI visitou a Abadia de Westminster, em setembro de 2010.

Confira também: