Após a oração do Ângelus no último domingo, 4 de agosto, diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco expressou sua oração pelas vítimas de três tiroteios ocorridos nos Estados Unidos em menos de uma semana, deixando mais de 30 vítimas.

"Estou espiritualmente próximo às vítimas dos episódios de violência que nestes dias ensanguentaram o Texas, a Califórnia e  Ohio, nos Estados Unidos, atingindo pessoas indefesas", expressou.

"Convido todos a se unirem em oração comigo, pelas pessoas que perderam a vida, pelos feridos e seus familiares", disse, para depois rezar uma Ave Maria por todos eles.

Em 28 de julho, um sujeito entrou no Gilroy Garlic Festival, o Festival do Alho de Gilroy, no estado da Califórnia, abrindo fogo na seção de alimentos com uma arma semiautomática. O ataque resultou na morte de 3 pessoas além do assassino que, confrontado pelas autoridades na área, cometeu suicídio com um disparo na cabeça.

Outras 12 pessoas ficaram feridas.

Na manhã de 3 de agosto, um homem armado entrou e abriu fogo em uma loja de Walmart, no centro comercial Cielo Vista de El Paso, no Texas. O sujeito, preso pelas autoridades, matou 20 pessoas, entre eles três cidadãos mexicanos.

Foram registradas outras 26 pessoas feridas.

Um terceiro tiroteio foi registrado em 4 de agosto, por volta de 1h (hora local), em Dayton, estado de Ohio. Segundo as autoridades, o sujeito matou nove pessoas antes de ser morto pela polícia.

Outras 26 pessoas ficaram feridas.

Confira também: