Ao final da audiência geral de hoje (9), o papa Francisco recordou que na sexta-feira (11) começa em Recife (PE) o 18º Congresso Eucarístico Nacional. Francisco desejou que o evento contribua para o “caminho do diálogo fraterno com todos”.

“Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa! Depois de amanhã começa em Recife, no Brasil, o 18º Congresso Eucarístico Nacional. Faço votos de que este encontro com Jesus Eucarístico reforce nos fiéis o desejo de prosseguir no caminho do diálogo fraterno com todos. Que Deus vos abençoe e vos proteja de todo mal”, afirmou.

O Congresso Eucarístico Nacional acontece de 11 a 15 de novembro, na arquidiocese de Olinda e Recife. Inicialmente, estava previsto para acontecer em 2020. Mas, foi adiado duas vezes por causa das medidas impostas de combate à pandemia de covid-19.

Em 10 de setembro, o papa Francisco nomeou o bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, cardeal António Marto, seu enviado especial ao congresso.

O evento terá como tema “Pão em todas as mesas”, e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles” (cf. At 2,45-47).

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional aconteceu em 1933, em Salvador (BA). O último foi realizado em 2016, em Belém (PA), quando também se comemoraram os 400 anos da capital paraense. Em 2022 será a segunda vez que a arquidiocese de Olinda e Recife sediará o evento. A primeira foi em 1939, no episcopado de dom Miguel de Lima Valverde. Na época, o evento deixou como marco a construção da Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Confira também: