O papa Francisco recordou hoje (26) Nossa Senhora de Guadalupe e suas aparições em terras americanas, destacando que a Virgem "transmitiu a reta fé aos indígenas", em um evento que reuniu cerca de 10 mil pessoas perto do Lago de Santa Ana , cerca de 75 quilômetros a oeste de Edmonton.

Ao participar da tradicional peregrinação ao Lago de Santa Ana e da Liturgia da Palavra na tarde de hoje, terceiro dia de sua viagem apostólica ao Canadá, o papa destacou o importante papel das mães e avós na evangelização das famílias e da sociedade e destacou que "durante a tragédia da conquista, foi Nossa Senhora de Guadalupe quem transmitiu a reta fé aos indígenas, falando sua língua e vestindo seus trajes, sem violência e sem imposições".

O papa Francisco disse que os corações das avós “são fontes de onde brota a água viva da fé, com a qual saciaram a sede de filhos e netos”.

“Admiro o papel vital das mulheres nas comunidades indígenas. Ocupam uma posição muito importante como fontes abençoadas de vida, não só física, mas também espiritual”, destacou.

O papa recordou sua própria avó, de quem recebeu “o primeiro anúncio da fé” e aprendeu “que o Evangelho se transmite assim, através da ternura do cuidado e da sabedoria da vida”.

“A fé raramente nasce quando lemos um livro sozinhos na sala, mas se difunde em um ambiente familiar, se transmite na linguagem das mães, com o doce canto dialetal das avós”, afirmou.

“Fico feliz em ver tantos avós e bisavós aqui. Agradeço e gostaria de dizer a todos que têm idosos em casa, na família, vocês têm um tesouro! Eles guardam entre seus muros uma fonte de vida, encarreguem-se deles como a herança mais valiosa para amar e guardar”, expressou.

Ao refletir sobre o lago de Santa Ana, chamado assim em homenagem à avó de Jesus e mãe da Virgem Maria, o qual abençoou, o papa destacou que a proximidade da água "nos ajuda a voltar também às fontes da fé. Permite-nos peregrinar idealmente aos lugares santos. Imaginar Jesus, que realizou grande parte de seu ministério precisamente na margem de um lago, o lago da Galileia”.

“Lá escolheu e chamou os apóstolos, proclamou as bem-aventuranças, narrou a maioria das parábolas, realizou sinais e curas”, recordou.

“Aquele lago constituía o coração da 'Galileia das nações' (Mt 4,15), uma zona periférica, de comércio, onde convergiam diferentes populações, colorindo a região de tradições e cultos díspares".

O papa Francisco destacou que esta região “era o lugar mais distante, geográfica e culturalmente, da pureza religiosa, que se concentrava em Jerusalém, junto ao templo”.

“Ali, precisamente ali, Jesus pregou o Reino de Deus. Não a religiosos selecionados, mas a povos diferentes que, como hoje, vieram de várias partes, acolhendo a todos e num cenário natural como este”, disse.

Francisco lembrou então que o profeta Ezequiel "dizia que as águas, além de dar vida, curam".

“Esta tarde imaginemo-nos ao redor do lago com Jesus, enquanto Ele se aproxima, se inclina e, com paciência, compaixão e ternura, cura tantos doentes no corpo e no espírito: endemoninhados, leprosos, paralíticos, cegos, mas também pessoas aflitas, desanimadas, perdidas e feridas. Jesus veio e ainda está vindo para cuidar de nós, para confortar e curar nossa humanidade solitária e exausta”.

"Irmãos, irmãs, todos nós precisamos da cura de Jesus, médico das almas e dos corpos", afirmou.

No Lago de Santa Ana, no Canadá, o papa também pediu a Jesus: “Ajude-nos a curar nossas feridas. Sabemos que isso requer esforço, cuidado e ações concretas de nossa parte. Mas também sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. Nós nos confiamos a ti e à intercessão de tua mãe e tua avó”.

Ao finalizar sua mensagem, o papa disse aos indígenas canadenses: “Vim como peregrino também para lhes dizer o quanto vocês são valiosos para mim e para a Igreja. Desejo que a Igreja esteja entrelaçada convosco, com a mesma força e união dos fios daquelas franjas coloridas que tantos de vocês vestem”.

“Que o Senhor nos ajude a avançar no processo de cura, rumo a um futuro cada vez mais sadio e renovado. Acredito que também seria o desejo de suas avós e avôs. Que os avós de Jesus, santos Joaquim e Ana, abençoem seu caminho”, concluiu.

Confira também:

Mais em