O diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, informou que o Papa Francisco receberá em audiência o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, em 4 de julho.

"Posso confirmar que o Santo Padre receberá em audiência no Vaticano o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, em 4 de julho", disse Gisotti aos jornalistas.

Esta será a terceira vez que o Santo Padre recebe Putin. O primeiro encontro foi realizado em 25 de novembro de 2013 e o segundo em 10 de junho de 2015.

No encontro de 2013, conversaram por 35 minutos. O Papa Francisco presenteou Putin com um mosaico que representa os jardins do Vaticano, já o Pontífice recebeu uma cópia do ícone de Nossa Senhora de Vladimir, muito venerado na Rússia.

No centro da reunião esteve a crise na Síria. Francisco, naquela ocasião, destacou a urgência de "acabar com a violência" e de "fomentar iniciativas concretas para uma solução pacífica do conflito".

Na audiência de 2015, a entrevista privada na Biblioteca do Palácio Apostólico durou cerca de 50 minutos. Putin entregou ao Papa Francisco uma representação bordada da Igreja de Jesus Salvador.

Por sua parte, o Pontífice doou o medalhão do artista Guido Veroi, que representa o anjo da paz e convida à construção de um mundo de solidariedade e de paz baseado na justiça, assim como uma cópia da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

O diálogo se centrou principalmente no conflito na Ucrânia e na situação do Oriente Médio.

Confira também: