Hoje, 5 de dezembro, o papa Francisco recebeu o arcebispo ortodoxo Ieronymous II na Nunciatura Apostólica em Atenas, no marco da viagem do pontífice à Grécia.

Assim, o líder ortodoxo retribuiu a visita que o papa Francisco lhe fez ontem em sua casa em Atenas.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Sé, para o encontro de hoje, "Sua Beatitude Ieronymous II chegou à Nunciatura Apostólica em Atenas às 18h50 (hora local)".

O encontro do arcebispo ortodoxo com o papa e suas respectivas comitivas aconteceu no salão principal e durou meia hora. No encontro, o papa e o arcebispo assinaram o livro de honra.

“Esta noite, 5 de dezembro de 2021, festa de são Sabas, meu séquito e eu viemos agradecer ao Pontífice e Santíssimo Irmão de Roma, Francisco, por sua visita à Grécia”, escreveu Ieronymous II. “Nós os saudamos e desejamos uma boa viagem. Que o Santo Deus o abençoe”, acrescentou.

Por sua vez, o papa Francisco escreveu que, “com alegria e paz, encontro meu amado irmão Ieronymous II. Agradeço por sua fraterna bondade, sua amabilidade e paciência”. “Que o Senhor nos dê a graça de continuarmos juntos neste caminho de fraternidade e de paz. Agradeço a Sua Beatitude Ieronymous II pela generosidade de nos ajudar a caminhar juntos ”, acrescentou o papa Francisco.

“Que o Senhor abençoe as nossas duas Igrejas irmãs e a Santa Mãe de Deus nos ajude”, concluiu o pontífice.

Ambos os líderes também trocaram presentes. O arcebispo ortodoxo presenteou o papa com dois livros: “um sobre a dolorosa história dos gregos da Ásia Menor no início do século XX; e outro sobre os mortos da revolução grega”, diz a nota da Santa Sé.

Além disso, a pedido de um sacerdote, o arcebispo ortodoxo presenteou o papa com uma imagem da Virgem e do Menino Jesus.

Por sua vez, o papa Francisco entregou a Ieronymous II a medalha de sua viagem e o livro sobre o estado do mundo de 27 de março de 2020, da Livraria Editora Vaticana.

Confira também: