O papa Francisco se reuniu na tarde de ontem (1º) no Vaticano com um grupo de artistas que participou do Primeiro Vitae Summit, a cúpula sobre as artes que refletiu sobre a esperança e a beleza e discutiu estratégias e propostas criativas para o desenvolvimento de iniciativas culturais em nível global.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa Francisco chegou por volta das 15h à Casina Pio IV, no Vaticano, para se reunir com os artistas que participaram do evento nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Entre os participantes estavam artistas como o tenor Andrea Bocelli, a atriz americana Patricia Heaton, de Everybody Loves Raymond, o ator e produtor mexicano Eduardo Verástegui, o ator protagonista da série The Chosen, Jonathan Roumie.

“O papa indicou aos presentes alguns percursos da comunicação, como a verdade, a bondade e, particularmente para os artistas, a beleza, caminho de contemplação”, diz a nota da Sala de Imprensa.

“Vocês são pregadores da beleza”, disse Francisco. “A beleza faz bem, a beleza cura, a beleza nos leva avante no caminho”, destacou o papa Francisco.

Ao responder às perguntas, o papa Francisco destacou “a necessidade de falar aos jovens, de comunicar-lhes o Evangelho, do testemunho e acompanhamento, que nascem do próprio diálogo com Deus, que abrem um caminho”.

Falando de arte, o papa disse: “Quem está no caminho está procurando, a arte atrai um caminho” e quem está no caminho sabe que é esperado, que “alguém está esperando por mim”.

Que a arte “abra portas, toque corações e ajude a caminhar adiante”, exortou Francisco.

O papa Francisco também exortou a mostrar através da arte "respeito pela pessoa, pelo caminho que ela faz", incentivando mais a caminhar do que comprar. O papel da arte, sublinhou, é colocar “um espinho no coração, que mova à contemplação e a contemplação atrai para um caminho”.

No final do encontro, o papa disse aos artistas “que fará tesouro do que ouviu e dos percursos empreendidos, conservando-os em seu coração”.

A Fundação Vitae se define como "uma organização internacional sem fins lucrativos, formada por profissionais apaixonados por transmitir uma mensagem que impacte positivamente o coração e o espírito das pessoas".

Sua missão é “comunicar valores universais através das artes, dos meios de comunicação de massa e da indústria do entretenimento em todo o mundo”.

Confira também: