Ao receber hoje (5) alguns jovens que participaram de um acampamento de verão no Vaticano, o papa Francisco pediu que eles sigam o exemplo do beato Carlo Acutis para que Jesus Cristo se torne "seu grande amigo e companheiro de caminho" hoje e sempre.

Falando aos jovens, Francisco disse que Cristo “nos conhece e nos ama mais do que a nós mesmos, e quer para cada um de nós uma plenitude original, uma plenitude única para cada um”.

“Deus não quer fotocópias, apenas originais. Sabem quem gostava de dizer isso? Um jovem, o beato Carlo Acutis. Um menino italiano, que nasceu na Inglaterra e cresceu em Milão, um como vocês, um menino deste tempo, um entusiasta do computador, sobretudo apaixonado por Jesus, pela Eucaristia, a qual chamava de ‘autoestrada para o céu’” disse o papa aos jovens.

Francisco disse que "a vida terrena de Carlo foi breve, muito breve, mas foi plena" porque foi "como uma corrida, uma corrida para o céu" e acrescentou que ele começou a corrida "desde o dia de sua Primeira Comunhão, quando encontrou Jesus em seu Corpo e Sangue”.

“Sim, porque Jesus não é uma ideia, ou uma regra moral, não, Jesus é uma pessoa, um amigo, um companheiro de viagem”, disse o papa, pedindo aos jovens "que Jesus se torne seu grande Amigo, Companheiro de Estrada de todos vocês”.

“Que Jesus vivo se torne sua vida! Todos os dias e para sempre. E retomo o ditado de Carlo Acutis: por favor, não sejam fotocópias, cada uma original!”, disse o papa.

Ao concluir, Francisco recordou a exortação apostólica Christus vivit (Cristo vive), que começa “Cristo Vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!”.

“Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança”, escreveu o papa na exortação Christus vivit.

Confira também: