O Papa Francisco presidirá a Missa pela Virgem de Guadalupe, a ser celebrada no dia 12 de dezembro às 18h, na Basílica de São Pedro, informou a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Em seu site, o dicastério destacou que a celebração de Nossa Senhora de Guadalupe é "uma festa muito querida pelo Papa Francisco e especialmente evocativa para os latino-americanos". A Missa em homenagem à ‘Morenita’ na Basílica Vaticana "já está se tornando uma feliz tradição", afirmou.

Nesse sentido, recordou "aquela troca de olhares entre a ‘Morenita’ e o Papa Francisco, que marcou a sua viagem apostólica ao México" em fevereiro de 2016.

"Sobretudo, a Virgem ‘Morenita’ nos ensina que a única força capaz de conquistar o coração dos homens é a ternura de Deus", disse o Santo Padre naquela ocasião.

A Pontifícia Comissão para a América Latina assegurou que a Missa em 12 de dezembro "será um precioso acontecimento para colocar no coração da Mãe os melhores desejos de solidariedade e de fraternidade, de paz, de justiça e de felicidade na vida de nossos povos e nações, assim como encomendar a Ela as intenções do nosso querido Santo Padre".

A Missa será precedida pela oração do Santo Terço a partir de 17h30, que será concluída com o canto do hino da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019. A celebração será acompanhada por alguns cânticos do Coro da Capela Sistina e outros do Coro do Colégio Pio Latino-americano.

"É claro que esta Celebração Eucarística não é reservada somente aos latino-americanos. A Virgem de Guadalupe é a Mãe dos nossos povos, e também Imperatriz de todo o continente e Padroeira das Filipinas, e a sua devoção atualmente tem uma grande difusão universal", afirmou o dicastério.

A Pontifícia Comissão para a América Latina informou que os ingressos para participar da celebração devem ser solicitados à Prefeitura da Casa Pontifícia.

Confira também: