A basílica de São José de Flores, em Buenos Aires, Argentina, receberá amanhã (18) um presente enviado pelo papa Francisco, uma imagem de são José dormindo.

O presente faz parte dos 10 anos da eleição do papa Francisco, que decidiu homenagear com este gesto a paróquia onde descobriu a sua vocação sacerdotal.

O pároco, padre Martín Bordieu, disse que a notícia “foi uma grande surpresa, porque o papa recordou a sua origem, o lugar onde sentiu a sua vocação”.

Quanto à gestão, foi feita “através de um padre argentino que está em Roma: eles nos ligaram e disseram que pretendiam enviar a imagem”, disse.

“Anunciamos nas missas do fim de semana e, para o povo, foi uma alegria, com aplausos gerais e muita emoção, porque celebramos são José no dia 19, e a imagem vai chegar”.

O presente é uma escultura de um metro de "são José dormindo" e lembra a passagem do Evangelho onde, em sonho, um anjo aparece ao santo para anunciar que o filho que Maria esperava era o Messias.

A imagem foi levada para a Argentina pela nunciatura apostólica e será apresentada aos fiéis amanhã (18) às 18h (horário local), na escola Nossa Senhora da Misericórdia (Av. Directorio e Camacuá), onde o papa Francisco recebeu a primeira comunhão e a crisma, e onde também celebrou a sua primeira missa.

De lá vai em procissão até a basílica de São José, acompanhada pela comunidade paroquial e pelo bispo auxiliar de Buenos Aires, dom Gustavo Carrara.

Uma vez na basílica, no domingo (19), dia de são José, a escultura será entronizada de forma provisória no altar de Nossa Senhora de Luján. Será venerada lá até que se faça um nicho especial para a imagem.

A basílica de São José de Flores convida os fiéis e moradores do bairro e da cidade “a compartilhar em comunidade a emoção e a ação de graças por este presente do papa Francisco”.

“Ele é um homem de gestos”, disse o pároco. "É impressionante, porque ele lembra de alguns moradores, pergunta sobre alguns personagens do bairro, ele tem essas coisas".

“Outro dia tivemos um evento na casa onde ele jogava futebol, um evento muito emocionante. Vieram muitos moradores, e são essas coisas que o trazem de volta aqui”, disse.

Confira também: