O Papa Francisco pediu uma solução justa para os problemas que a Colômbia sofre atualmente e que se evitem comportamentos nocivos para a população que exerce o direito ao protesto pacífico.

No final da oração do Regina Coeli, neste domingo, 23 de maio, o Pontífice dirigiu-se aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. “Confio à oração de todos vocês a situação na Colômbia, que continua preocupante”.

“Nesta solenidade de Pentecostes, rezo para que o querido povo colombiano saiba acolher os dons do Espírito Santo. Para que, através de um diálogo sério, possa encontrar soluções justas para tantos problemas que vem sofrendo, especialmente os mais pobres, por causa da pandemia. Peço a todos que evitem, por razões humanitárias, comportamentos nocivos para a população no exercício do direito ao protesto pacífico”, foram as palavras do Santo Padre.

A Colômbia vem registrando grandes e violentas manifestações contra o presidente Iván Duque. No passado 28 de abril, foi convocada uma greve nacional para protestar contra a reforma tributária promovida pelo governo.

Embora o projeto tenha sido retirado na tentativa de conter os protestos, as manifestações continuaram com sérios confrontos entre manifestantes e polícia. Já há mais de 40 mortos e mais de mil feridos.

Organizações esquerdistas como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Colômbia, que promovem a greve, afirmaram que os protestos vão além da retirada da reforma tributária e exigem mais mudanças. Uma dessas delas seria a reforma da polícia e o fim do esquadrão de choque, conhecido como Esquadrão Móvel Antimotim (ESMAD).

Nas últimas semanas, as ruas de várias cidades colombianas, especialmente a cidade de Cali, foram tomadas por manifestantes, que incendiaram ônibus e saquearam estabelecimentos.

Também na região de Cali, o fechamento do acesso ao Porto de Buenaventura pelos manifestantes causou problemas de escassez que chegaram a afetar até Bogotá, a capital do país. Em Bogotá, os manifestantes bloquearam as vias de acesso à cidade.

Confira também: