“Caros seminaristas, peguem o seu terço e peçam a Maria, Rainha e Mãe de Misericórdia, que os ajude a descobrir os mistérios do sacerdócio a que Deus os chama, contemplando os mistérios do seu Filho, aceitando que a alegria do seguimento e a perfeita identificação na cruz são o único caminho para a glória”, escreveu o papa Francisco aos seminaristas de Barcelona, Espanha.

O papa Francisco recebeu no sábado (10), no Vaticano, a comunidade do Seminário de Barcelona, ​​na Catalunha, Espanha. Durante o encontro, o papa falou espontaneamente com eles e entregou o discurso preparado para a audiência.

No texto divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa falou da importância da perseverança na oração e aconselhou a meditação dos mistérios do “terço sacerdotal” explicados por são Manuel González.

“Lembrem-se, quando forem sacerdotes, a sua primeira obrigação será uma vida de oração que nasça da gratidão por aquele amor de predileção que Deus lhe mostrou chamando-o a seu serviço. Este é o primeiro mistério gozoso do qual tudo nasce”, escreveu o papa.

Francisco também falou da importância dos sacramentos e acrescentou que “o sacerdote não é um dominador de almas por prata e ouro... sua riqueza e poder é agir em nome de Jesus”.

“Isso significa torná-lo presente na Eucaristia, nos sacramentos, na palavra, para que nasça no coração dos homens, para ser seu instrumento em tudo e sempre”, disse ele.

O papa Francisco falou de uma “ideia muito importante para toda a sua vida” e pediu “nunca a deixem, refiro-me a Jesus perdido no templo, esse Jesus a quem sempre devo voltar para buscar no Sacrário”.

Por fim, Francisco sugeriu aos futuros padres que não abandonem os pequenos sacrifícios diários e que recordem a “ação de graças pelo sacrifício de Jesus na cruz”.

“Jamais deixem apagar o ardor de intrépidos pregadores do Evangelho, dispensadores dos tesouros divinos. Unam a sua carne à de Jesus, como Maria, para se imolar com Ele no sacrifício eucarístico, e também, na glória do seu triunfo”, concluiu o papa.

Confira também: