O Papa Francisco desejou que o Natal seja para todos “uma ocasião de renovação interior, de oração, de conversão, de passos em frente na fé e de fraternidade entre nós” e encorajou a ser solidários com aqueles que sofrem.

Ao concluir a oração do Ângelus do dia 20 de dezembro, o Santo Padre encorajou a olhar para os que sofrem a aproximar-se solidariamente como se fosse o próprio Jesus no presépio.

“Olhemos à nossa volta, olhemos especialmente para aqueles que estão em necessidade: o irmão que sofre, onde quer que esteja, pertence-nos. É Jesus na manjedoura: quem sofre é Jesus. Pensemos um pouco nisto. Que o Natal seja uma proximidade de Jesus neste irmão e nesta irmã”, disse o Papa.

Neste sentido, o Santo Padre acrescentou que “está ali, no irmão necessitado, o presépio ao qual devemos ir com solidariedade. Este é o presépio vivo: o presépio no qual encontraremos verdadeiramente o Redentor nas pessoas necessitadas” e nos convidou a caminhar “em direção à Noite Santa e aguardemos o cumprimento do mistério da Salvação”.

Por isso, o Papa aconselhou que “neste momento difícil, em vez de nos queixarmos do que a pandemia nos impede de fazer, façamos algo por aqueles que têm menos: não mais um presente para nós e para os nossos amigos, mas para uma pessoa carente na qual ninguém pensa!”.

 

Além disso, o Papa Francisco aderiu ao Dia Internacional da Solidariedade Humana promovido pelas Nações Unidas a cada 20 de dezembro por meio de sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt e escreveu que “a solidariedade se expressa concretamente no serviço, que pode assumir formas muito diversas no modo de cuidar dos outros”.

Neste sentido, o Santo Padre sublinhou que “servir significa cuidar daqueles que são frágeis em nossas famílias, em nossa sociedade, em nosso povo”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: