Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 6 de outubro, o papa Francisco pediu orações pela abertura do "Sínodo sobre a Sinodalidade" para a Igreja universal, que será composto por três etapas, e que terminará com a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos prevista para outubro de 2023.

“Convido vocês a rezar para que as reflexões e as trocas desta Assembleia nos ajudem a redescobrir a alegria de ser o povo de Deus que caminha junto na escuta de todos. A todos, minha bênção”, disse Francisco aos numerosos fiéis reunidos na Sala Paulo VI do Vaticano.

Abertura do Sínodo

O papa Francisco participará de "um momento de reflexão" que acontecerá na manhã de sábado, 9 de outubro, na Sala Nova do Sínodo e inaugurará oficialmente o Sínodo sobre a Sinodalidade com uma missa na Basílica de São Pedro no Vaticano no próximo domingo, 10 de outubro.

A missa na basílica vaticana com o papa começará às 10h (6h de Brasília) e contará com a participação de representantes da diocese de Roma.

O momento de reflexão na Sala Nova do Sínodo, no dia 9 de outubro, será transmitido ao vivo pelo Vaticano.

O programa desta iniciativa de reflexão “incluirá trabalhos em sessão plenária e trabalhos em grupos linguísticos” e o papa Francisco “participará na primeira parte dos trabalhos”.

Além disso, “estarão presentes representantes do povo de Deus, entre delegados das reuniões internacionais das Conferências Episcopais e organismos assimilados, membros da Cúria Romana, delegados fraternos, delegados da vida consagrada e dos movimentos leigos eclesiais, do Conselho de jovens e outros".

Fases do caminho sinodal

O papa Francisco fará a abertura do “caminho sinodal” da Igreja universal nos dias 9 e 10 de outubro no Vaticano, enquanto cada igreja local começará com seu bispo no domingo, 17 de outubro.

Esta primeira “fase diocesana” irá de outubro de 2021 a abril de 2022 e terá como objetivo “a consulta ao Povo de Deus a fim de que o processo sinodal se realize na escuta de todos os batizados, sujeitos do sensu fidei Infalível in credendo”, disse a secretaria do Sínodo.

O resultado da consulta será enviado à Secretaria Geral do Sínodo, que redigirá um primeiro Instrumentum Laboris.

A segunda etapa será uma “fase continental” de setembro de 2022 a março de 2023, na qual a se deverá “dialogar em nível continental sobre o texto do primeiro Instrumentum Laboris, realizando um posterior ato de discernimento à luz das particularidades culturais específicas de cada continente”.

Cada reunião internacional designará um responsável que entrará em contato com a secretaria, que redigirá um segundo Instrumentum laboris antes de junho de 2023.

Por fim, na terceira "fase da Igreja universal", a secretaria geral do Sínodo enviará aos participantes da Assembleia Sinodal o texto do segundo Instrumentum Laboris, que se reunirá no Vaticano em outubro de 2023.

Confira também: