“Tomemos cuidado para não cair na caricatura mundana do Natal. E isto é um problema... Mas hoje vemos que, embora seja ‘outro Natal’, entre aspas, é a caricatura mundana do Natal, que reduz o Natal a uma festa consumista e edulcorada”, disse o papa Francisco na Audiência Geral de hoje (28).

“É necessário fazer festa, é preciso, mas que isto não seja Natal, o Natal é outra coisa", acrescentou o papa.

“O amor de Deus não é meloso, a manjedoura de Jesus mostra-nos isto. O amor de Deus não é uma bonomia hipócrita que esconde a busca de prazeres e confortos”, disse o papa, acrescentando que “os nossos idosos que conheceram a guerra e também a fome sabiam-no bem: o Natal é alegria e festa, certamente, mas na simplicidade e na austeridade”.

Natal São Francisco de Sales

O papa Francisco dedicou a sua catequese semanal ao tema do "Natal de São Francisco de Sales", porque hoje (28), faz quatrocentos anos da morte do bispo de Genebra e Doutor da Igreja.

Francisco anunciou a publicação da carta apostólica Totum amoris est ("Tudo pertence ao amor"), retomando uma expressão característica de são Francisco de Sales.

O papa falou sobre o "Tratado sobre o amor de Deus" de são Francisco de Sales. "Na santa Igreja tudo pertence ao amor, vive no amor, é feito por amor e vem do amor", disse o papa. "Espero que todos nós possamos percorrer este caminho do amor, tão bonito”.

“As nossas forças, as nossas fragilidades, são resolvidas apenas diante do presépio, diante de Jesus, ou diante da cruz: Jesus despojado, Jesus pobre; mas sempre com o seu estilo de proximidade, compaixão e ternura”, disse. “Deus encontrou o meio para nos atrair como somos: com o amor. Não um amor possessivo e egoísta, como infelizmente é muitas vezes o amor humano”.

“O seu amor é puro dom, pura graça, é tudo e apenas para nós, para o nosso bem. E assim atrai-nos, com este amor desarmado e também desarmante. Pois quando vemos esta simplicidade de Jesus, também nós deitamos fora as armas da soberba e vamos ali, humildes, pedir salvação, pedir perdão, pedir luz para a nossa vida, para poder ir em frente”, disse.

Por fim, o papa pediu: “Não vos esqueçais do trono de Jesus: a manjedoura e a cruz, eis o trono de Jesus”.

Confira também: