Na Audiência Geral desta quarta-feira, o papa Francisco lembrou que o dia 1º de outubro é a festa de santa Teresinha do Menino Jesus (santa Teresa de Lisieux). Ele falou sobre a simplicidade dela e rezou para que ela “nos ajude a avançar pelo caminho de santidade”.

Depois de lembrar que este 29 de setembro é a festa dos santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, o pontífice pediu para não esquecer “a próxima festa de santa Teresa do Menino Jesus: que ela, com a sua simplicidade, com o seu caminho curto, esse caminho pequeno, nos ajude a avançar pelo caminho da santidade e nos abençoe”.

Em diversas ocasiões, o papa compartilhou sua especial devoção a santa Teresinha do Menino Jesus e falou sobre a sua proximidade em cada passo de sua vida.

Em uma ocasião, durante um encontro com religiosas de clausura, Francisco compartilhou 10 ensinamentos de santa Teresinha.

O papa disse que “esta Teresa, agora, acompanha um ancião. E quero dar testemunho disso. Quero dar testemunho, porque ela me acompanhou. Em cada passo, ela me acompanha. Ensinou-me a dar os passos”, disse Francisco durante uma fala espontânea, de mais de meia hora, a quase 100 religiosas de clausura durante sua visita à África, em 2019.

Santa Teresinha é “uma amiga fiel, por isso, não quis falar-lhes de teorias, quis falar-lhes da minha experiência com uma santa e dizer-lhes o que uma santa é capaz de fazer e qual é o caminho para ser santa”, contou o papa.

Ele resumiu o que aprendeu da jovem santa Teresa do Menino Jesus nas seguintes frases:

1. “A caridade nas pequenas e nas grandes coisas. O caminho da perfeição encontra-se nesses pequenos passos no caminho da obediência”.

2. “A coragem de dar os pequenos passos, a coragem de acreditar que, através da minha pequenez, Deus é feliz e cumpre a salvação do mundo”.

3. “Se você quer mudar não só o mosteiro, não só a vida religiosa, mudar e salvar com Jesus, salvar o mundo, comece com estes pequenos atos de amor, de renúncia a si mesmo, que atam a Deus”.

4. “A mundanidade não é uma freira de clausura, mas sim uma cabra que vai pelos seus caminhos, que leva para fora da clausura”.

5. “Quando cheguem pensamentos de mundanidade, fecha a porta e pense nos pequenos atos de amor: eles salvam o mundo”.

6. “Os demônios ´educados` tocam o sino... O tentador não quer ser descoberto, por isso vem disfarçado de pessoa nobre, educada”.

7. “Dou-lhes este conselho: falem imediatamente, falem a tempo, quando há algo que lhes tira a tranquilidade. Não digo a paz. Primeiro, a tranquilidade; depois a paz”.

8. “Sempre tenham transparência de coração. Falando, sempre se vence”.

9. “Para a tentação, para a luta espiritual, o exercício da caridade não se aposenta: deverá lutar até o final. Até o final. Também na escuridão... Nessa luta, que é cruel, porém bela, não se perde a paz quando é verdadeira”.

10. “Como eu quisera que todas fossem meninas no espírito! Com aquela dimensão de infância, o Senhor ama tanto”.

Em 2020, o papa Francisco afirmou que santa Teresinha do Menino Jesus nos convida “à prática do pequeno caminho do amor”.

Confira também:

Mais em