O papa Francisco presidirá um encontro ecumênico de oração pela paz que será realizado em um lado do Coliseu Romano, no dia 7 de outubro.

Segundo o programa divulgado em 28 de setembro pela Comunidade de Santo Egídio, organizadora do evento “Povos irmãos, terra futura”, participarão representantes de diferentes confissões cristãs. A homilia será proferida pelo patriarca e catolicós da Igreja Apostólica Armênia, Karekin II.

O patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, também estará presente.

No encontro, líderes de outras religiões também transmitirão mensagens de paz.

Está prevista a presença do grande imã de Al Ajar, Egito, Ahmad Al-Tayyeb, com quem o papa Francisco assinou um documento sobre a fraternidade em Abu Dabbi, em fevereiro de 2019.

Também devem ir ao encontro o líder da Conferência dos Rabinos Europeus, rabino Pinchas Goldschmidt; o representante do budismo zen, do Japão, Shoten Minegishi; e a presidente do Foro Hinduísta Europeu, Lakshmi Vyas, do Reino Unido.

Depois das mensagens dos líderes das diferentes religiões, será realizada a cerimônia final na qual terão a palavra autoridades civis, como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o chefe de Estado da Itália, Mario Draghi.

Por fim, papa rezará por um minuto de silêncio em memória das vítimas de todas as guerras e transmitirá uma mensagem de paz.

Em outubro de 2020, Francisco participou de outro encontro de oração pela paz no espírito de Assis intitulado “Ninguém se salva sozinho - Paz e Fraternidade”, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, do qual o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, também participou.

Na ocasião, o papa disse aos líderes cristãos que, “quanto mais unidos estivermos ao Senhor Jesus, seremos mais abertos e ´universais`, porque nos sentiremos responsáveis pelos outros”.

“O outro será o caminho para salvar a si mesmo: cada semelhante, cada ser humano, qualquer seja sua história ou sua religião. Começando pelos pobres, os mais parecidos com Jesus” disse o papa. Ele rezou para que “o Senhor nos ajude a transitar juntos o caminho da fraternidade, para sermos testemunhas credíveis do Deus verdadeiro”.

Confira também: