O Papa Francisco assegurou novamente, desta vez diante do Corpo Diplomático acreditado à Santa Sé, que a Igreja está trabalhando para combater e prevenir os crimes de abusos contra menores.

"Os abusos contra os menores constituem um dos mais vis e nefastos crimes possíveis. Cancelam inexoravelmente o melhor que a vida humana reserva a um inocente, causando danos irreparáveis para o resto da existência", afirmou.

Deste modo, o Santo Padre assegurou que a Santa Sé e toda a Igreja estão trabalhando para "combater e prevenir tais delitos e o seu encobrimento, averiguar a verdade dos fatos em que estão envolvidos clérigos e fazer justiça aos menores que sofreram violências sexuais, agravadas por abusos de poder e de consciência".

O Pontífice fez esta declaração ao recordar que este ano se comemora o trigésimo aniversário da proclamação da Convenção sobre os Direitos da Criança, o que descreveu como "uma ocasião propícia para uma reflexão séria sobre os passos realizados a fim de velar pelo bem dos nossos pequeninos e pelo seu desenvolvimento social e intelectual, bem como pelo seu crescimento físico, psíquico e espiritual".

"Nesta circunstância, não posso deixar passar em silêncio um dos flagelos do nosso tempo, que, infelizmente, viu protagonistas também vários membros do clero", reconheceu.

A esse respeito, lembrou que convocou uma reunião de 21 a 24 de fevereiro com todos os presidentes das Conferências Episcopais do mundo para discutir a prevenção do abuso de menores e outras pessoas vulneráveis ​​dentro da Igreja.

Esta reunião "pretende ser mais um passo no caminho da Igreja para esclarecer plenamente os fatos e lenir as feridas causadas por tais delitos", disse.

Confira também: