Na manhã de hoje (13), a Santa Sé comunicou a nomeação de três mulheres para o Dicastério para os Bispos: irmã Raffaella Petrini, secretária geral do Governorato do Estado da Cidade do Vaticano, Yvonne Reungoat, ex-superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e doutora Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.

Em entrevista à agência de notícias Reuters na semana passada, o papa havia anunciado que colocaria duas mulheres no Dicastério para os Bispos. Poucos dias depois, a Santa Sé oficializou estas nomeações que acrescentam uma a mais às que o papa havia informado.

A irmã Raffaella Petrini, franciscana, é secretária geral do Governorato do Estado da Cidade do Vaticano desde novembro de 2021, o segundo cargo no governo do Estado da Cidade do Vaticano.

A irmã francesa Yvonne Reungoat é superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela foi uma das primeiras sete mulheres a serem nomeadas membro do departamento da Santa Sé para ordens religiosas em 2019.

A argentina Maria Lia Zervino é membro da Associação das Servas Virgens Consagradas desde os 22 anos. Foi diretora institucional da Comissão Nacional de Justiça e Paz da Conferência Episcopal Argentina. Também é presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas e foi nomeada pelo papa Francisco como consultora do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso em outubro de 2020.

A Congregação para os Bispos mudou de nome para Dicastério para os Bispos, segundo a nova constituição da Cúria Romana do papa Francisco Praedicate Evangelium (Pregar o Evangelho). O documento estabelece que qualquer fiel pode dirigir um dicastério, “dada sua competência particular, poder de governo e função”.

Os membros do Dicastério para os Bispos ajudam a escolher os bispos das dioceses e analisam os documentos de posição, que proporcionam uma opinião sobre os candidatos.

Além das três mulheres, o papa nomeou o cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, na Suécia; José F. Advincula, arcebispo de Manila, nas Filipinas; José Tolentino de Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana; Mario Grech, secretário geral do Sínodo dos Bispos; os bispos cuja nomeação como cardeal foi anunciada recentemente: Arthur Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; Lazzaro You Heung-sik, prefeito do Dicastério para o Clero; Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, França; Oscar Cantoni, bispo de Como, Itália; dom Dražen Kutleša, arcebispo de Split-Makarska, Croácia, e dom Paul Desmond Tighe, secretário do antigo Pontifício Conselho para a Cultura; padre dom Donato Ogliari, O.S.B., abade da Abadia de São Paulo Fora dos Muros e administrador apostólico da Abadia Territorial de Montecassino, Itália.

Confira também: