O papa Francisco anunciou a nomeação de dom Laurent Ulrich como novo arcebispo de Paris, França. Até então, ele era arcebispo de Lille, ao norte da França. Dom Ulrich substitui dom Michel Aupetit, que renunciou ao cargo de arcebispo de Paris em dezembro de 2021.

Dom Ulrich nasceu em 1951 e foi ordenado sacerdote na diocese de Dijon, em 1979. Foi nomeado arcebispo de Chambéry pelo papa são João Paulo II, em 2000. Mais tarde, foi transferido para a arquidiocese de Lille, em 2008.

Dom Ulrich enviou uma mensagem aos fiéis da arquidiocese de Paris, na qual lembrou a restauração da catedral de Notre Dame, que sofreu um incêndio devastador em 2019 e deve reabrir para o culto em 2024.

O novo arcebispo de Paris disse que sabe "da complexidade dos desafios que nos serão apresentados nos próximos anos, e isso não nos deve preocupar, mas exige a nossa cooperação".

Dom Ulrich tomará posse da arquidiocese no dia 23 de maio, com uma missa às 18h30, na igreja de San Sulpice.

Renúncia de dom Aupetit

Dom Michel Aupetit apresentou sua renúncia ao papa Francisco depois que a revista Le Point publicou uma reportagem que apresentava o arcebispo como uma figura autoritária e que causava divisões.

A reportagem também levantou sérias preocupações sobre o relacionamento de dom Aupetit com uma mulher desde 2012. Este ponto sempre foi negado por Aupetit.

Finalmente, Francisco aceitou a renúncia de dom Aupetit em 2 de dezembro de 2021, embora tenha expressado suas dúvidas sobre a veracidade das críticas recebidas pelo arcebispo.

Durante uma entrevista coletiva no avião papal, Francisco disse que havia aceitado a renúncia de dom Aupetit "não no altar da verdade, mas no da hipocrisia", porque Aupetit "perdeu publicamente sua reputação".

Dom Aupetit continua sendo membro da Congregação para os Bispos da Santa Sé.

Confira também: