O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 10 de março, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

Além do Purpurado brasileiro, também foram nomeados para a CAL o Arcebispo de Madri (Espanha), Dom Carlos Osoro Sierra; o Arcebispo de Monterrey (México), Dom Rogelio Cabrera López; o Arcebispo de Bogotá (Colômbia), Dom Luis José Rueda Aparicio; e o Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), Dom Nelson Jesus Perez.

A Pontifícia Comissão para a América Latina foi criada em 1958 e, conforme explica em seu site, citando a Constituição Apostólcio Pastor Bonus de São João Paulo II, tem como objetivo ajudar as Igrejas particulares na América Latina e dedicar-se “ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dicastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões”.

A CAL é presidida pelo canadense Cardeal Marc Ouellet, que também é prefeito da Congregação para os Bispos.

Em vídeo, o Arcebispo do Rio de Janeiro agradeceu pela nomeação e pediu “as orações de todos” por esta sua nova função.

 

O Cardeal Orani João Tempesta nasceu em São José do Rio Pardo (SP), em 23 de junho de 1950. Religioso da Ordem dos Cistercienses, fez sua profissão solene em 1969 e foi ordenado sacerdote em 1974.

Foi eleito bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e no mesmo ano recebeu a ordenação episcopal. Em 2004, foi nomeado Arcebispo de Belém (PA) e, mais tarde, foi transferido para a Arquidiocese do Rio de Janeiro em 2009.

Na arquidiocese carioca, Dom Orani acolheu o Papa Francisco em 2013 para a Jornada Mundial da Juventude, naquela que foi a primeira viagem internacional do Pontífice.

Em 2014, foi criado Cardeal e, em seguida, nomeado membro do Pontifício Conselho para os Leigos, da Congregação para a Educação Católica e da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Confira também: