O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Francisco Robles Ortega, e o Arcebispo da Cidade do México, Cardeal Norberto Rivera, fizeram uma avaliação da recente visita apostólica do Papa Francisco entre os dias 12 e 18 de fevereiro ao país.

Ambos coincidem no entusiasmo dos católicos e no carinho que os mexicanos demostraram ao Pontífice.

Durante a reunião da Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina na semana passada, o Cardeal Francisco Robles Ortega disse ao Grupo ACI: “O Papa veio nos confirmar na fé, nos confirmar em nosso compromisso evangelizador, para tomar consciência das limitações e das faltas de compromisso de cada um de nós como Pastores e da Igreja em geral”.

“A avaliação é muito positiva, nos enche de esperança e de muita projeção de compromisso”, sublinhou.

Por outro lado, o Cardeal recorda que os leigos tiveram um papel fundamental nesta viagem, pois “a mesma organização esteve em suas mãos, tanto os temas relacionados as comunicações, como a logística, o transporte, a publicidade… os leigos tiveram uma participação principal na preparação e na realização da viagem do Papa”.

Em sua opinião, não se pode esquecer “da participação dos jovens leigos nos percursos do Santo Padre. Os jovens ajudaram como voluntários para formar as cercas e preservar a ordem na via pública”, acrescentou.

O Cardeal assegurou também que “percebemos que o Papa Francisco estava bastante satisfeito, impressionado e emocionado, embora não tivesse a oportunidade de conversar com ele, seu espírito e seu ânimo eram o de um homem que gozava a realidade da Igreja no México”.

“A liderança do Papa Francisco já era algo que impressionava os leigos no México, mas ao poder ter a oportunidade de ver o Pontífice de perto, escutar suas mensagens dirigidas a diferentes setores, não há dúvida de que reafirmou a vocação do leigo, sobretudo na projeção da vida pública”.

A respeito de como foram recebidas as palavras do Pontífice pelo Governo mexicano, o Presidente do episcopado explicou: “O Governo sabia que o Papa tem a autoridade moral de falar como o fez e antes da visita já estava aberto ao que ele queria dizer”. Francisco “tocou em alguns temas muito importantes na vida pública e não temos nenhuma dúvida de que o tomarão em conta”, adicionou.

Enfim, pode-se dizer que “existe um antes e um depois da visita do Pontífice, pois há um entusiasmo mais concreto e mais comprometido”, destacou o Arcebispo de Guadalajara e Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano.

Outro participante da Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina foi o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, que também valorizou a recente visita do Papa, conforme disse ao Grupo ACI.

“A visita do Papa nos encheu de alegria, mas sem dúvida alguma o que protagonizou esta visita foi a manifestação espontânea da fé, da fé simples, da fé do povo, dessa fé que faz parte da cultura e está enraizada no mais profundo de nossa história”.

O Cardeal explicou que “em nosso país temos três momentos importantes: nosso antepassado indígena, a evangelização e a cultura leiga” estes “são três momentos distintos que precisamos integrar para avançar como país”, concluiu.

Confira ainda: