Embora fosse muito aguardado pelos brasileiros, o Papa Francisco não poderá viajar ao Brasil em 2017, quando o país celebrará os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à equipe da Canção Nova em Roma, após uma audiência com o Santo Padre.

“Falamos do Ano Nacional Mariano que começou dia 12 de outubro e ele se interessou. Foi aí que entrou o assunto de Aparecida e ele nos disse que ano que vem não poderá ir a Aparecida, porque indo a Aparecida teria que ir na Argentina, Chile, Uruguai e não há condições porque esse ano suspendeu as visitas ad limina (a visita dos bispos), e ano que vem vai pegar as visitas que seriam deste ano e do próximo ano”, disse o vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger.

Entretanto, segundo o secretário-geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner, isso não significa que o Pontífice descarte uma segunda visita ao Brasil.

“Nós esperamos que, no futuro, ele venha nos visitar mais uma vez e isso certamente acontecerá porque existe sempre uma conjuntura de elementos, de momentos, e também a necessidade da presença do Santo Padre em outros lugares do mundo”, declarou.

Dom Leonardo explicou que o Papa Francisco “olha todo o conjunto da Igreja, não olha só para o Brasil. Pelo fato dele ter essa noção da necessidade da presença dele no mundo todo, devagar ele vai vendo onde há necessidade de ir primeiro”.

Momentos antes da audiência com o Santo Padre, o presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, contou à Rádio Vaticano que reiteraria o convite ao Pontífice para que visitasse o Brasil no próximo ano.

Mas, ressaltou que “compreendemos que ele tem também outros compromissos, outras necessidades da Igreja” e, por isso, faria o convite, mas “respeitando sempre as suas possibilidades”.

Em setembro, quando foi inaugurado o monumento em honra a Nossa Senhora Aparecida nos Jardins Vaticanos, Francisco lembrou que quando esteve no Brasil “em 2013, havia prometido retornar, no próximo ano, a Aparecida”. “Não sei se será possível. Mas, pelo menos, estou mais próximo dela aqui”, disse na ocasião.

Confira também: