Durante a oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco incentivou a pedir a ajuda da Virgem Maria para conseguir a salvação, pois ela também é conhecida como “Porta do Céu”, porque ela é a “porta do coração de Deus, coração exigente, mas aberto a todos nós”.

Durante a oração do Ângelus, o Papa Francisco comentou a passagem do Evangelho na qual lhe perguntam sobre quantas pessoas se salvarão.

“Jesus dá a volta na pergunta, que se centra na quantidade: ‘São poucos?’; e coloca a resposta sobre o plano da responsabilidade, convidando-nos a usar bem o tempo presente. Mas, disse isso: ‘Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão’”, explicou o Papa.

Por isso, o Pontífice destacou que “não existe o ‘número fechado’ no Paraíso! Mas se trata de atravessar, desde já, a passagem certa, e essa passagem certa é para todos, mas é estreita”.

“Jesus não quer nos iludir, dizendo: ‘Sim, fiquem tranquilos, é fácil, existe uma bonita estrada e, lá no final, um grande portão...’. Não fala isso: nos fala da porta estreita”, indicou.

Desta maneira, o Santo Padre explicou que isso significa que “para se salvar, é preciso amar a Deus e ao próximo, e isso não é confortável! É uma ‘porta estreita’ porque é exigente, o amor é exigente sempre, requer empenho, ou melhor, ‘esforço’, isto é, uma vontade decidida e perseverante de viver segundo o Evangelho. São Paulo chama isso de ‘o bom combate da fé’”.

Além disso, sublinhou que o Senhor não nos reconhece por nossos “títulos”, mas “por uma vida humilde, uma vida boa, uma vida de fé que se traduz nas obras”.

“Para nós, cristãos, isso significa que somos chamados a instaurar uma verdadeira comunhão com Jesus, rezando, indo na igreja, nos aproximando dos Sacramentos e nos nutrindo da sua Palavra. Isso nos mantêm na fé, nutre a nossa esperança, reaviva a caridade”.

Além disso, incentivou a, “com a graça de Deus”, “dedicar a nossa vida pelo bem dos irmãos, lutar contra qualquer forma de mal e de injustiça”.

Por fim, o Papa pediu à Virgem Maria ajuda para realizar isso, pois “Ela atravessou a porta estreita que é Jesus, o acolheu com todo o coração e o seguiu todo os dias da sua vida, inclusive quando não entendia, inclusive quando uma espada perfurava a sua alma”.

“Por isso a invocamos como ‘Porta do céu’”, porque é “uma porta que reflete exatamente a forma de Jesus: a porta do coração de Deus, coração exigente, mas aberto a todos nós”.

Confira também: