Durante a oração do Ângelus neste domingo, 20 de janeiro, na Praça de São Pedro no Vaticano, o Papa Francisco falou sobre a passagem do Evangelho de São João das bodas de Caná e recordou que hoje a Virgem Maria continua dizendo à Igreja “‘Façam o que Ele lhes disser”.

“No domingo passado, com a festa do Batismo do Senhor, começamos o caminho do tempo litúrgico chamado ‘comum’: o tempo para seguir Jesus em sua vida pública, na missão para qual o Pai o enviou ao mundo”, recordou o Papa ao iniciar sua reflexão antes do Ângelus.

Do mesmo modo, indicou que, nesta passagem evangélica situação no povoado de Caná, na Galileia, durante uma festa de casamento, ocorre o primeiro dos milagres de Jesus.

“Jesus se manifesta como esposo do povo de Deus, anunciado pelos profetas, e nos revela a profundidade da relação que nos une a Ele: é uma nova aliança de amor”.

“No contexto da aliança, compreendemos plenamente o significado do símbolo do vinho, que está no centro deste milagre. Justamente quando a festa está no seu auge, o vinho acaba. Nossa Senhora percebe e diz a Jesus: ‘Eles não têm mais vinho’”, continuou o Papa.

Em seguida, o Papa adverte que, “ao transformar em vinho a água das ânforas usadas para o ritual de purificação dos judeus, Jesus realiza um sinal profético: transforma a Lei de Moisés em Evangelho portador de alegria”.

“Depois, então, vamos olhar Maria: as palavras que Maria dirige aos serventes coroam o quadro esponsal de Caná: ‘Fazei o que Ele vos disser’. Hoje também, Nossa Senhora diz a todos nós: ‘Façam o que Ele lhes disser’. Essas palavras são um legado precioso que a nossa Mãe nos deixou”, explicou.

Finalmente, o Santo Padre aprofundou nesta reflexão e incentivou a que, quando “o vinho pessoal terminar”, busquemos Maria. Ela será portadora de nossa necessidade e nos dirá: ‘Façam o que Jesus lhes disser”. O caminho para preencher nossas necessidades é Jesus. Ele nos dará a alegria do vinho novo, da vida nova.

“Jesus sempre nos surpreende. Vamos falar à Mãe para que Ela fale ao Filho e Ele nos surpreenderá. Que Ela, a Santíssima Virgem, nos ajude a seguir o seu convite: ‘Façam o que Ele lhes disser’, para que sejamos plenamente abertos a Jesus, reconhecendo em nossa vida cotidiana os sinais de sua presença vivificante”, concluiu.

Confira também: