O papa Francisco fez hoje (13) uma visita de cortesia ao presidente da República do Cazaquistão, Kassym-Jomart K. Tokayev.

Após seis horas e meia de voo, o papa chegou ao aeroporto internacional de Nur-Sultan, capital do Cazaquistão, onde permanecerá até quinta-feira (15).

Depois de chegar o papa Francisco foi diretamente ao Palácio. A breve cerimônia de boas-vindas foi composta pela apresentação das delegações oficiais, da guarda de honra, das homenagens às bandeiras e canto dos hinos.

Em seguida, o papa Francisco teve um encontro privado com o presidente da República do Cazaquistão.

Durante o início desta viagem, o papa Francisco está sendo transportado em uma cadeira de rodas e se levantou em algumas ocasiões para cumprimentar as autoridades.

O intérprete que acompanha o papa Francisco nesta viagem é o frade franciscano padre Marek Viktor Gongalo, que trabalha na Secretaria de Estado da Santa Sé.

Em março deste ano, o papa agradeceu publicamente a Gongalo, que é ucraniano. O papa disse que os pais do frade estavam "em um bunker subterrâneo, para se defender das bombas, em um lugar próximo a Kiev".

O papa Francisco falou para o padre Gongalo que ele é um exemplo porque "continua cumprindo seu dever aqui, conosco", e acrescentou que "ao acompanhá-lo, acompanhamos todas as pessoas que sofrem com os bombardeios, seus pais idosos e muitos idosos que estão na clandestinidade para se defender.”

Viagem ao Cazaquistão

Segundo o programa fornecido pela Santa Sé, o papa fará cinco discursos durante sua viagem.

O primeiro durante o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no Qazaq Concert Hall hoje (13) às 19h20 (10h20 no horário de Brasília).

Amanhã (14), o papa fará um discurso após a oração silenciosa dos líderes religiosos durante a abertura e a sessão plenária do "VII Congresso de líderes de religiões mundiais e tradicionais" no "Palácio da Paz e da Reconciliação".

Amanhã de tarde o papa fará a homilia durante a missa que vai celebrar na Praça da Expo. Será a única missa pública que ele celebrará durante a viagem.

Na quinta-feira (15), o papa Francisco fará um discurso durante o encontro com bispos, padres, diáconos, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na catedral Mãe de Deus do Perpétuo Socorro.

Francisco fará seu último discurso da viagem após a leitura da declaração final e das conclusões do congresso no "Palácio da Paz e da Reconciliação".

A cerimônia de despedida no aeroporto internacional Nur-Sultan será na quinta-feira (15) às 16h45 (7h45 no horário de Brasília) e a chegada ao aeroporto internacional de Roma Fiumicino está prevista para 20h15 (15h15 horário de Brasília).

Confira também:

Mais em