O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 17 de julho, bispos para duas dioceses que até então estavam vacantes no Brasil: Bonfim (BA) e Foz do Iguaçu (PR).

Para a diocese baiana de Bonfim, o Pontífice nomeou Padre Hernaldo Pinto Farias, membro da Congregação do Santíssimo Sacramento. Esta Diocese estava vacante desde 3 de janeiro de 2018, quando Dom Francisco Canindé Palhano foi transferido para a Diocese Petrolina (PE).

O Bispo nomeado, Pe. Hernaldo Farias, nasceu em 24 de junho de 1964, em Vitória da Conquista (BA). Estudou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo (SP), e Teologia no Instituto Teológico São Paulo, ITESP.

Possui mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma. Também é doutor em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma.

Emitiu sua profissão religiosa na Congregação do santíssimo Sacramento em 25 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 18 de julho de 1992.

Durante seu ministério sacerdotal, foi vigário paroquial em São Paulo, Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Sete Lagoas (MG) e Caratinga (MG).

Em sua Congregação, foi formador, conselheiro e Superior Provincial das comunidades no Brasil, Argentina e Chile. Na área acadêmica, entre outros cargos, foi Professor de Liturgia em faculdades, institutos, seminários e centros de formação, além de assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Já para a Diocese paraense de Foz do Iguaçu, o Santo Padre nomeou Dom Sérgio de Deus Borges, até então Bispo Auxiliar de São Paulo. Esta diocese estava vacante desde 29 de setembro de 2018, quando faleceu Dom Dirceu Vegini.

Dom Sérgio de Deus Borges nasceu em Alfredo Wagner (SC), em 1966. Estudou Filosofia com os Freis Capuchinhos em Ponta Grossa (PR) e os estudos Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR).

Possui mestrado em Direito  Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica Argentina. Tem especialização em Direito do Matrimônio e da Família, pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1993, sendo incardinado na Diocese de Cornélio Procópio (PR). Em 27 de junho de 2012, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, tendo recebido a ordenação episcopal em 18 d agosto do mesmo ano.

Em 23 de maio de 2018, foi nomeado pelo papa Francisco Administrador Apostólico da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas, função que ocupou até 17 de junho de 2019.

Confira também: