O papa Francisco falou sobre o significado da árvore de Natal, numa mensagem publicada em sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt hoje, 20 de dezembro.

“A árvore de Natal evoca o renascimento, o dom de Deus que se une ao homem para sempre, que nos presenteia a sua vida”, disse Francisco. “As luzes do abeto evocam as de Jesus, a luz do amor que continua a resplandecer nas noites do mundo”.

 

As palavras do papa fazem referência a um discurso que fez numa audiência de 10 de dezembro às delegações que doaram a árvore de Natal e o presépio que estão colocados na Praça de São Pedro e na Aula Paulo VI.

Na ocasião, Francisco disse que “a árvore e o presépio apresentam-nos a atmosfera típica de Natal que faz parte do patrimônio das nossas comunidades: uma atmosfera de ternura, partilha e intimidade familiar”.

“Não vivamos um Natal falso, por favor, um Natal comercial! Deixemo-nos envolver pela proximidade de Deus, esta proximidade que é compassiva, terna; envolvida pela atmosfera natalícia que a arte, a música, os cantos e as tradições fazem chegar ao coração”, disse o papa.

Francisco exortou os fieis a não deixar o Natal se “poluir pelo consumismo e pela indiferença” porque “os seus símbolos, especialmente o presépio e a árvore decorada, reconduzem-nos à certeza que enche os nossos corações de paz, à alegria da Encarnação, a Deus que se torna familiar: Ele vive conosco, dá um ritmo de esperança aos nossos dias”.

A árvore que está ao lado do presépio na Praça de São Pedro este ano vem de Ándalo, no Trentino, no norte da Itália.

O pinheiro (Picea abies) mede 28 metros e procede do Grupo Territorial Trentino de Gestão Florestal Sustentável certificado pelo PEFC.

Confira também: