O Papa Francisco enviou uma mensagem à Diocese de Palmares expressando o pesar pelo falecimento de seu Bispo, Dom Henrique Soares da Costa, que morreu aos 57 anos, em 18 de julho, por complicações da Covid-19.

A mensagem é assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o qual afirma que, “recebida com grande pesar a notícia do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, o Santo Padre me confiou certificar à Diocese de Palmares da sua solidariedade nesta hora de tristeza e orfandade pela morte de seu zeloso pastor que por seis anos apascentou procurando dar pleno cumprimento aos desígnios de Deus tanto para o povo pernambucano como àqueles que o seguiam através das redes sociais”.

“E, enquanto encoraja a todos os que se beneficiaram do seu incansável apostolado a honrar a sua memória dando continuidade à missão evangelizadora da Igreja no Brasil, o Sucessor de Pedro implora para Dom Henrique o prêmio prometido pelo Divino Mestre aos seus discípulos fiéis”, assinala.

Exorta ainda “a comunidade diocesana a seguir o rasto de paz e bem por ele deixado, sabendo que não caminha só, mas com Cristo seu Senhor, em cujo nome o Papa Francisco envia ao clero, aos consagrados e fiéis leigos de Palmares uma confortadora bênção apostólica”.

Além disso, a Diocese de Palmares recebeu uma carta de condolências do então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, que disse ter tomado conhecimento, “com profunda tristeza, da notícia da morte do querido corrimão e amigo Dom Henrique Soares da Costa”.

“Dom Henrique deixa a vocês todos um legado de dedicação total e completa à vontade de Deus, numa atitude de absoluta confiança no Senhor da vida, como ele testemunhava em várias falas e, como soube, até mesmo antes de morrer”, declara.

O Núncio recorda que “a morte, como ele amava dizer, é o caminho para a vida eterna”. Assim, afirma que, “do céu, perto do Deus que ele tanto amou, ele acompanhará cada um de nós para que possamos, percorrendo fielmente este caminho, merecer também entrar na vida eterna”.

Confira também: