O papa Francisco doou seis respiradores mecânicos portáteis e medicamentos para a diocese de Carolina (MA) a fim de ajudar no combate à covid-19. Os equipamentos foram divididos entre três municípios do território diocesano, Carolina, Montes Altos e Estreito. Segundo o bispo dom Francisco Lima Soares, a doação foi recebida “com grande alegria”, pois atenderá às necessidades de saúde da população.

“Todos ficaram muito felizes por terem recebido esses equipamentos, que são de fácil manejo, e também os médicos ficaram contentes, pois sabem o quanto é difícil transportar os pacientes para outros municípios, por isso recebemos com grande alegria e agradecemos ao Papa, a Nunciatura e a CNBB que fizeram com que recebêssemos essas doações”, disse dom Francisco ao site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo contou que, em Montes Altos, dois aparelhos foram destinados à Casa Alívio do Sofrimento, um hospital da diocese de Carolina. “Esse hospital tem recursos precários para atender, principalmente nestes tempos de pandemia”, afirmou.

Segundo dom Francisco, outro munícipio a receber a doação do papa, Estreito, é o mais populoso da diocese e não possuía respiradores. “Isso foi de grande importância para que as pessoas, tanto nas ambulâncias como nos hospitais, pudessem receber esses equipamentos”, disse. Em Carolina, sede da diocese, contou que também não existiam esses aparelhos, “por isso nós canalizamos para lá”.

Essa doação foi feita por meio da Esmolaria Apostólica, órgão responsável pela caridade do papa. Segundo a entidade, a doação do pontífice “expressa sua proximidade com os países afetados pela pandemia de covid-19, especialmente aqueles com sistemas de saúde em maiores dificuldades”.

Confira também: