O Papa Francisco nomeou como delegado pontifício para o cuidado com os peregrinos no Santuário de Lourdes, na França, o Bispo Auxiliar de Lille, Dom Antoine Hérouard.

Ao Santo Padre interessa particularmente que “os locais de devoção mariana se tornem cada vez mais um lugar de oração e testemunho cristão que corresponda às necessidades do povo de Deus”, conforme o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, indicou neste dia 6 de junho, no Santuário de Lourdes.

Além disso, Dom Fisichella divulgou uma carta do Papa Francisco dirigida a Dom Hérouard, que comunicava sua nomeação como delegado “ad nutum Sancta Sedis” (à disposição da Santa Sé) para o Santuário de Lourdes.

A missiva assinala também que Dom Fisichella realizou uma missão, nos meses passado, como “enviado especial” a este Santuário que recebe milhões de peregrinos por ano.

Por isso, o Papa Francisco indica nesta carta que, “depois das constatações” realizadas pelo presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, quer “gostaria de entender quais outras formas o Santuário de Lourdes pode adotar, além das muitas já existentes, para se tornar cada vez mais um lugar de oração e testemunho cristão que corresponda às necessidades do Povo de Deus”.

O diretor editorial do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Andrea Tornielli, assinalou a Vatican News que o mandato pontifício como delegado ao Bispo Auxiliar de Lille não implica que Dom Hérouard abandone seu atual cargo nessa Diocese.

Também indicou que a Diocese de Tarbes, onde se encontra o Santuário de Lourdes, continuará sob o cuidado pastoral do atual Bispo, Dom Nicolas Jean René Browet.

Nesse sentido, Tornielli assinalou que o Papa Francisco “deseja acentuar a primazia espiritual com relação à tentação de enfatizar demais o aspecto gerencial e financeiro, e promover cada vez mais a devoção popular que é tradicional nos santuários”.

Confira também: