O papa Francisco enviou uma carta às famílias das vítimas do atentado contra uma creche em Saudades (SC), que aconteceu em maio deste ano e deixou cinco mortos. A carta será entregue pelo bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, a cada uma das famílias durante uma missa na Paróquia Sagrada Família, no próximo domingo, 29 de agosto. Trata-se, segundo ele, de um “gesto de sensibilidade, carinho e compaixão” do pontífice “com as famílias enlutadas”.

O atentado contra o Centro de Educação Infantil Pró Infância Aquarela, em Saudades, aconteceu em 4 de maio. Um jovem de 18 anos invadiu a instituição e atacou as pessoas com um facão. Três crianças com menos de dois anos, uma professora e uma agente educacional morreram. Uma criança de um ano e oito meses ficou ferida, passou por uma cirurgia e sobreviveu.

Após o atentado, o homem tentou se suicidar, mas foi impedido e levado para o hospital. Depois de receber alta hospitalar, foi levado para o Presídio Regional de Chapecó, onde está detido. Nesta terça-feira, participará de uma audiência presencial, durante a qual será analisado um pedido de insanidade mental feito pela defesa.

Centro de Educação Infantil Pró Infância Aquarela revitalizado após o ataque. Crédito: Prefeitura de Saudades

Segundo dom Odelir, na carta às famílias das vítimas, o papa Francisco “manifesta suas sinceras condolências pelas perdas dolorosas e transmite uma palavra de consolação diante desse sofrimento, na certeza de que a fé que professamos na ressurreição nos leva a sermos pessoas de esperança e não de desespero”.

O pontífice afirmou que “Jesus nos demonstrou que a morte não é a última palavra, mas o amor misericordioso do Pai que transfigura e nos faz viver a comunhão eterna com Ele”. Por fim, “envia a bênção apostólica às famílias das vítimas, extensiva a todas as pessoas que lhe são caras, pedindo também que não se esqueçam de rezar por ele”, disse o bispo ao site da CNBB.

Dom Odelir também estendeu as suas orações à família do bebê Henrique Hubler, “que ficou ferido, mas graças a Deus se recuperou”. “Nossas preces e comunhão na oração com toda a equipe de professores, funcionários, pais e alunos do Centro de Educação Infantil Aquarela, a comunidade local e também à família do jovem que foi a causa de tanta dor e sofrimento“, afirmou.

Confira também: