O Papa Francisco começou nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, a sua viagem apostólica aos Emirados Árabes Unidos com uma visita oficial ao Príncipe Herdeiro, Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, no Palácio Presidencial em Abu Dhabi, onde ocorreu a cerimônia de boas-vindas.

O Santo Padre chegou ao Palácio por volta das 12h20 (horário local nos Emirados Árabes Unidos). O edifício é uma construção suntuosa da arquitetura tradicional islâmica que ocupa uma área de 150 hectares, inaugurado em 2017.

Após sua chegada, o Pontífice foi escoltado pela guarda presidencial a cavalo até a entrada principal do palácio, onde o Príncipe Herdeiro esperava por ele.

Depois das honras militares e da interpretação do hino da Cidade do Vaticano e dos Emirados Árabes Unidos, o Príncipe e o Papa fizeram a apresentação dos membros de suas respectivas delegações.

Em seguida, o Príncipe acompanhou o Papa Francisco ao interior do Palácio, onde realizaram uma reunião privada cujo conteúdo não foi divulgado.

Depois do encontro, o Papa presenteou o príncipe com um medalhão de bronze que representa o encontro de São Francisco com o Sultão Malek al-Kamel, realizado em 1219, episódio narrado no capítulo 9 do "Lenda Maior".

Segundo assinalou a Sala de Imprensa do Vaticano através de um comunicado, "a imagem selecionada destaca o conteúdo inter-religioso da viagem do Pontífice aos Emirados Árabes Unidos".

Por sua vez, o Príncipe Herdeiro entregou ao Papa uma cópia da escritura assinada em 22 de junho de 1963, pela qual uma terra foi doada para a construção da primeira igreja nos Emirados Árabes Unidos.

Por fim, o Santo Padre assinou o livro de honra no Palácio Presidencial, no qual escreveu: "Com gratidão pela calorosa acolhida e hospitalidade e com a promessa de lembrá-los nas minhas orações, invoco sobre Sua Alteza e sobre o povo dos Emirados Árabes Unidos a bênção divina de paz e de fraternidade solidária".

O próximo evento na agenda do Papa nesta viagem será o encontro privado com os membros do Conselho Islâmico dos Anciãos na Grande Mesquita do Xeque Zayed.

Neste local, será recebido pelo Grande Imã de Al-Azhar, o Ministro das Relações Exteriores, Tolerância e Cultura. Dentro da mesquita, o Papa visitará o túmulo do Xeque Zayed, fundador do país. O Conselho Islâmico dos Anciãos é uma organização internacional independente que promove a paz nas comunidades islâmicas.

Ao lado do Grande Imã de Al-Azhar irá para o Founder´s Memorial, um monumento nacional que comemora a vida e patrimônio do Xeque Zayed, onde, a partir das 18h10, o Papa participará do Encontro Inter-Religioso, um dos principais atos dessa viagem apostólica, e fará um discurso.

Confira também: