Os bispos da Alemanha foram recebidos hoje (17) pelo papa Francisco, no Vaticano, durante sua visita ad limina. Em um comunicado de imprensa, a Conferência Episcopal Alemã (CEA) disse que foram discutidos no encontro aspectos do Caminho Sinodal Alemão.

Segundo a CEA, houve reflexões sobre a pastoral do nosso tempo, a "autocompreensão" do ministério sacerdotal e episcopal, o compromisso dos leigos na Igreja e a evangelização em um mundo secular.

A responsabilidade política, da coesão social e de uma perspectiva de paz face aos conflitos mundiais e regionais também foram debatidos.

Todas essas questões serão discutidas com maior profundidade amanhã (18), num encontro dos bispos com os chefes de vários dicastérios da Santa Sé.

Visita ad limina

Sessenta e três bispos alemães estão em Roma para a visita ad limina, que termina amanhã (18). No sábado (19), os bispos darão uma entrevista coletiva.

Todos os bispos diocesanos do mundo têm que fazer uma visita ad limina apostolorum para informar o papa sobre o estado de sua diocese.

A visita dos bispos alemães ocorre em meio às polêmicas e preocupações sobre seu Caminho Sinodal. Trata-se de um processo de discussão entre bispos e leigos iniciado em dezembro de 2019 sobre exercício do poder na Igreja, sacerdócio, papel das mulheres e moral sexual. Documentos aprovados nas reuniões do caminho sinodal já defenderam acabar com o celibato sacerdotal, ordenar mulheres, e mudar a moral sexual da Igreja especialmente no que se refere à homossexualidade.

Numa entrevista publicada no site de sua diocese antes da visita, o presidente da Conferência Episcopal Alemã, dom Georg Bätzing, disse acreditar que "não foi por acaso que nós, bispos, fomos convidados a Roma".

Bätzing disse que havia "muita incompreensão sobre nosso processo em Roma".

“Estou muito grato por termos muito tempo para conversar sobre isso juntos. É uma verdadeira oportunidade ", disse.

Confira também: