Na quarta-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, uma delegação da Associação dos Amigos dos Presépios da Baviera entregou dois presépios ao arcebispo Georg Gänswein, em Roma, um para o papa Francisco e o outro para o papa emérito Bento XVI, de quem Gänswein é secretário pessoal.

O gesto da associação, cujo presidente é o padre Martin Martlreiter, ocorreu no âmbito da Exposição Internacional "100 Presépios no Vaticano", que teve início no dia 5 de dezembro e terminará em 9 de janeiro sob as colunas da praça de São Pedro.

“São dois presépios de neve, cujo significado espiritual foi apropriadamente descrito pelo vice-presidente dos Amigos do Presépio, Klaus Porten. Esta representação tem naturalmente um significado muito especial nos países ao norte dos Alpes”, explicou o padre Martlreiter.

 

O bispo de Ratisbona, dom Rudolf Voderholzer, juntou-se ao grupo de peregrinos por alguns dias e visitou o papa emérito na quarta-feira para entregar-lhe o presépio pessoalmente. Bento XVI concedeu sua bênção apostólica ao recebê-lo.

“Graças ao apoio de nosso bispo Rudolf Voderholzer, este ano pudemos participar da Exposição Internacional de Presépios sob as colunatas de Bernini”, agradeceu o padre Martlreiter.

Os presépios de todas as partes do mundo representam as diferentes nações ali presentes e suas diferentes culturas.

“Um presépio de paisagístico e um presépio de neve, por exemplo, representam não só a Associação dos Amigos do Presépio da Baviera, mas também diferentes regiões de nossa pátria alemã”, explicou padre Martlreiter.

“Os presépios falam seu próprio idioma e por isso se tornam arautos e catequistas nos tempos modernos. A sua linguagem é universal e, portanto, garante uma forma de falar que não se apega às palavras, mas abre as imagens bíblicas de forma direta, sem rodeios”.

“A carta apostólica sobre a importância e o valor do presépio Admirabile Signum é implementada de forma adequada através da exposição internacional de presépios”, disse o padre.

Os membros da associação ficaram emocionados com os inúmeros presépios que encontraram, entre eles, destacaram a beleza do presépio no Palácio Apostólico e do presépio da basílica de Santa Maria em Aracoeli.

Agradeceram também por todos os momentos espirituais que os acompanharam nestes dias em Roma.

“Um agradecimento especial ao nosso bispo Rudolf e ao bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst por elaborar o programa. A todos, portanto, gritamos a saudação do Natal: Glória”, disse o padre Martlreiter.

Confira também: