Pelo segundo ano consecutivo, o Papa Francisco participa hoje do Congresso Nacional da Renovação no Espírito Santo. No ano passado, o Pontífice foi até o Estádio Olímpico de Roma para rezar e acompanhar mais de 50 mil membros do movimento carismático durante esse encontro.

Nesta ocasião, o Santo Padre se reúne com eles na Praça de São Pedro que, como preparação para sua chegada, organizou um concerto ecumênico para recordar e rezar pelos cristãos perseguidos do Oriente Médio.

O encontro acontece durante a tarde em Roma, sob o lema “Vozes em oração. Pelos mártires de hoje e por um ecumenismo espiritual”. Participa deste encontro a cantora israelense Noa, ela compôs uma pequena poesia para o Pontífice. Estão presentes também o italiano Andrea Bocelli e o americano Don Moen.

Neste encontro são apresentadas diferentes obras musicais interpretadas pelos diversos artistas e são realizados também alguns testemunhos, como o de duas famílias, uma hebraica e outra muçulmana, as famílias leem o discurso que o Papa Francisco pronunciou durante o Encontro pela Paz com o Simon Peres (anterior Presidente de Israel) e Abu Mazen (Presidente da Palestina) no dia 8 de junho de 2014.

Durante a apresentação do encontro, o presidente dos carismáticos, Salvatore Martínez, explicou que neste novo Congresso recolheram as indicações que o Pontífice lhes disse no ano passado.

“Não podemos esquecer das expectativas manifestadas pelo Pontífice, por isso queremos escrever uma extraordinária e inédita página de ‘ecumenismo espiritual’ expressado de maneira carismática na Praça de São Pedro”, declarou o presidente dos carismáticos.

Em seguida, Salvatore Martínez afirmou: “Somos homens e mulheres que acreditamos no poder da oração, porque mediante esta aprendemos que a unidade não é o fruto da cordialidade ou da cooperação humana, mas de uma conversão pessoal. Nos reconforta pensar que quando rezamos com outros a meta da unidade parece estar mais próxima”, manifestou.

“A finalidade também é invocar dentro do coração da cristandade e despertar as consciências errôneas, os corações adormecidos, as mentes escurecidas, as vontades apagadas e resignadas ao mal”.

Martínez acredita que “o encontro será um verdadeiro Cenáculo de oração, para recordar o martírio vivido atualmente em muitos lugares do mundo”. Ele comentou o seu desejo de que uma iniciativa semelhante a esta seja realizada nas praças do mundo inteiro.

Por sua parte, Dom Policarpo Eugenio Aydin sublinhou “a importância de rezar pelos mártires e do encontro com o próximo.  Devemos rezar pelo sangue dos mártires derramado no Oriente Médio, pois desta forma estaremos unidos àqueles que vivem nesta região”.

O pastor anglicano afirmou: “Será um privilégio estar em São Pedro e necessitamos mudar nosso coração para chegar ao ecumenismo espiritual”.

Sobre o Papa Francisco, assinalou que “a maioria das religiões do mundo confiam no que ele diz quando se trata deste tema. Nós estamos cem porcento com vocês nestas iniciativas”, disse o pastor anglicano e acrescentou que “os anglicanos reconhecem o espírito de Deus no que vocês fazem”.

A cantora israelense Noa também comentou suas apreciações e recordou que há 20 anos cantou para São João Paulo II a Ave Maria. “Cantei 10 vezes diante do Papa e agora será uma honra cantar para o Papa Francisco”.

A cantora israelense também mencionou os 50 anos da Declaração Nostra Aetate – no próximo mês de outubro – , um documento de Paulo VI no qual fala sobre a relação entre os católicos e o povo judeu e que supôs um antes e um depois na aproximação de ambas crenças. “Estou muito agradecida pelo que o Papa Francisco está fazendo para unir os judeus e palestinos”, disse durante sua apresentação.

O Congresso Nacional da Renovação no Espírito Santo começa hoje a terminará no domingo, está sendo realizado no Estádio Olímpico da Cidade Eterna e receberá, entre outros, o Cardeal Angelo Comastri, Vigário do Papa para a Cidade do Vaticano; Gilberto Gomes Barbosa, Presidente da Fraternidade Católica das Comunidades de Aliança, e a Madre Verônica Berzosa, fundadora e Superiora Geral do Instituto Iesu Communio, uma das ordens religiosas atualmente mais conhecidas na Espanha.

Assistirão também este encontro o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade entre os Cristãos, assim como Dom Policarpo Eugenio Aydin, Bispo Sírio Ortodoxo dos Países Baixos, ele representará o Patriarca de Antioquia e chefe da Igreja sírio ortodoxa, Ignazio Efrem II.

Também participarão Dom Barnaba El Soryani, Bispo Copto Ortodoxo e delegado de Sua Santidade Teodoro II, Papa da Alejandría e chefe da Igreja copta Ortodoxa, e Sir David Moxon, Bispo anglicano representante do Arcebispo de Canterbury, Dom Justin Welby.