O papa Francisco passar a semana no hospital para se recuperar da cirurgia intestinal feita no domingo, 4. "Sua Santidade o Papa Francisco está em boas condições gerais, alerta e respirando espontaneamente", disse o porta-voz da Santa Sé na segunda-feira, 5 de julho.

Francisco, que tem 84 anos, se submeteu a uma cirurgia no hospital Gemelli de Roma para tratar uma restrição do cólon causada por diverticulite, uma doença intestinal comum entre pessoas com mais de 60 anos de idade. A cirurgia removeu uma parte do cólon e durou cerca de três horas.

A restrição do cólon intestinal, também chamada estenose, ocorre quando a parte do intestino grosso se torna mais estreita do que o normal. Apesar de não ser uma complicação grave, pode se tornar perigosa se chegar a obstruir o intestino.

O procedimento foi realizado sob anestesia geral pelo cirurgião Sergio Alfieri com assistência de outros oito médicos.

A recuperação da cirurgia de diverticulite normalmente inclui uma estadia hospitalar de até uma semana e pelo menos mais duas semanas de atividade limitada.

Segundo informou a Santa Sé, a intervenção não foi um procedimento de emergência. Foi marcada para o início das férias de verão do Pontífice, quando não há eventos importantes programados no calendário público do Papa e tradicionalmente ficam suspensas as audiências gerais das quartas-feiras.

Aos 84 anos de idade, o Papa Francisco teve apenas uma outra intervenção cirúrgica durante seus oito anos de pontificado. Ele foi submetido a uma operação de catarata em 2019.

No início deste ano, o papa não pôde comparecer a alguns eventos públicos devido a uma aguda dor ciática que o atingiu no final de 2020. Francisco já sofre desta condição por vários anos.

Depois que seu médico pessoal, Fabrizio Soccorsi morreu de covid19 em janeiro deste ano, o Papa Francisco nomeou o internista Roberto Bernabei como seu médico.

Bernabei é geriatra e diretor da Escola de Especialização em Geriatria da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma. Ele esteve presente na sala de cirurgia durante o procedimento realizado ao Papa no hospital Gemelli este domingo, 4 de julho. Já foram tratados lá São João Paulo II, quando foi baleado em uma tentativa de assassinato em 1982, e Santa Madre Teresa de Calcutá, por problemas cardiológicos.

Confira também: