Às 18h (hora local), o Papa Francisco embarcou no avião que o leva de volta a Roma, depois de ter estado no Panamá desde o dia 23 de janeiro, para participar da Jornada Mundial da Juventude 2019.

Embora o motivo principal da visita tenha sido a JMJ 2019, durante sua estadia no país, o Santo Padre também se reuniu com as autoridades locais, entre as quais o presidente panamenho Juan Carlos Varela, assim como com os bispos centro-americanos, os sacerdotes e mebros da vida consagrada.

O lema da JMJ Panamá 2019 foi “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”, que foi a resposta dada pela Virgem Maria ao Arcanjo Gabriel na Anunciação.

Nesse sentido, em seus discursos e homilias, o Papa enfatizou o “sim” de Maria à missão que Deus lhe confiou.

“Ao longo de todos estes dias, como um fundo musical, acompanhou-nos de modo especial o ‘faça-se’ de Maria. Ela não Se limitou a acreditar em Deus e nas suas promessas como algo possível, mas acreditou em Deus e teve a coragem de dizer ‘sim’ para participar neste agora do Senhor. Sentiu que tinha uma missão, apaixonou-Se, e isso decidiu tudo. Que vocês sintam que têm uma missão, deixem-se apaixonar e o Senhor decidirá tudo”, disse aos 720 mil jovens neste domingo, na Missa de encerramento, no Campo São João Paulo II.

Confira também: