O papa Francisco recebeu o arcebispo de Manágua, cardeal Leopoldo Brenes, em uma audiência privada e enviou sua bênção à Nicarágua, informou a arquidiocese de Manágua em uma publicação em suas redes sociais. Não foi dito quando ocorreu o encontro com o papa Francisco, que começou sua viagem ao reino de Bahrein ontem (3).

“O arcebispo lhe manifestou o carinho e as orações do povo nicaraguense, assim como a realidade da Igreja no país”, disse a arquidiocese de Manágua. “O papa enviou sua bênção e proximidade à Nicarágua”.

 

O cardeal Brenes disse ao Vatican News, serviço de notícias oficial da Santa Sé, na terça-feira (1º) de novembro que o papa Francisco “conhece muito bem a realidade” na Nicarágua e disse que o papa os encorajou a continuar sendo mensageiros de reconciliação e esperança.

O cardeal Brenes disse que a situação na Nicarágua “era um tema que com certeza seria discutido com o papa. Ele está bem informado e conhece muito bem a realidade, só me perguntou alguns detalhes, e eu dei a minha opinião”.

A Igreja Católica na Nicarágua é vítima há alguns anos da perseguição do governo de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma 29 anos no poder do país.

Além de ter expulsado o núncio apostólico em março, o regime mantém em prisão domiciliar o bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez; e vários padres foram presos.

Também fechou os meios de comunicação católicos e expulsou várias organizações católicas do país, incluindo as Missionárias da Caridade.

Confira também: