O Papa Francisco pediu para a Congregação para a Educação Católica organizar um encontro mundial sem precedentes sobre educação com o tema “Reconstruir o pacto educativo global”.

O encontro acontecerá no Vaticano em 14 de maio de 2020 e o próprio Santo Padre quis enviar uma mensagem de vídeo para convidar para este encontro mundial “para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.

"Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna", destaca o Papa nesta mensagem de vídeo divulgada, em 12 de setembro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Em sua mensagem, o Pontífice também reconhece que toda mudança “precisa de um caminho educativo que envolva todos” e, por isso, “é necessário construir uma 'aldeia da educação' onde, na diversidade, se partilhe o compromisso de gerar uma rede de relações humanas e abertas”.

"Um provérbio africano diz que ‘é necessária uma aldeia inteira para educar uma criança’. Portanto, devemos construir esta aldeia como condição para educar. O terreno deve estar limpo da discriminação com a introdução da fraternidade”, afirmou o Papa.

Nesta linha, Francisco frisou que “em uma aldeia assim é mais fácil encontrar a convergência global para uma educação que seja portadora de uma aliança entre todos os componentes da pessoa: entre o estudo e a vida; entre as gerações; entre os professores, os alunos, as famílias e a sociedade civil, com suas expressões intelectuais, científicas, artísticas, esportivas, políticas, econômicas e de solidariedade”.

"Uma aliança que suscite paz, justiça e acolhida entre todos os povos da família humana, como também de diálogo entre as religiões", indicou o Papa, que convidou os jovens do mundo a participarem deste encontro "para que sintam plena responsabilidade de construir um mundo melhor".

No final, o Santo Padre anunciou que "o encontro será no dia 14 de maio de 2020, em Roma, na Sala Paulo VI do Vaticano". Indicou que "uma série de seminários temáticos, em diferentes instituições, acompanhará a preparação do evento".

Confira também: