O Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses sobre o Sacramento da Confirmação na Audiência Geral desta quarta-feira, aproveitando a recente celebração de Pentecostes, na qual falou do “testemunho que o Espírito Santo suscita nos batizados”.

“Quem que realmente nos tornar sal que dá sabor e preserva da corrupção e luz que ilumina o mundo é somente o Espírito Santo”, assinalou para acrescentar em seguida que “o testemunho cristão consiste em fazer somente e tudo o que o Espírito de Cristo nos pede, concedendo-nos a força de realizá-los”.

Francisco assegurou que “renascer à vida divina no Batismo é o primeiro passo” e, para isso, “é necessário se comportar como filhos de Deus, ou seja, conformar-se a Cristo, que age na santa Igreja, deixando-se envolver por sua missão no mundo”.

Recordou que, “como toda a vida de Jesus foi animada pelo Espírito, assim também a vida da Igreja e de cada um de seus membros está sob a guia do mesmo Espírito”.

“O respiro de Cristo Ressuscitado enche de vida os pulmões da Igreja e, de fato, as bocas dos discípulos, cheias do Espírito Santo, se abrem para proclamar a todos as grandes obras de Deus”.

O Pontífice expressou que Pentecostes “é para a Igreja aquilo que para Cristo foi unção do Espírito recebida no Jordão, ou seja, o impulso missionário a gastar a vida pela santificação dos homens, para a glória de Deus”.

“Se em cada sacramento age o Espírito, é de modo especial na Confirmação que os fiéis recebem como dom o Espírito Santo”, sublinhou.

O Santo Padre concluiu recordando que neste Sacramento “é Cristo quem nos enche de seu Espírito, consagrando-nos seus testemunhos, partícipes do mesmo princípio de vida e de missão segundo o desígnio do Pai celeste”.

Confira também: