Por ocasião da solenidade da Assunção da Virgem Maria, o papa Francisco convidou os fiéis a se aproximarem de um santuário mariano neste domingo, 15 de agosto, para rezar diante de uma imagem de Nossa Senhora.

O papa fez este convite ao final da recitação do Angelus: “Convido-vos a realizar hoje um belo gesto: ir a um santuário mariano para venerar Nossa Senhora. Os que se encontram em Roma poderiam aproximar-se para rezar diante do ícone da Salus Populi Romani na basílica de Santa Maria Maior”.

O ícone da Salus Populi Romani, ou protetora do povo romano, é um antigo ícone mariano que se conserva na pontifícia basílica de Santa Maria Maior e à qual os romanos recorrem em momentos de dificuldade.

Francisco tem como costume rezar diante dela antes de iniciar uma viagem apostólica para se confiar a Maria e ao retornar, para agradecer a Nossa Senhora.

Em sua reflexão prévia ao Angelus, o papa destacou a humildade como o segredo de Maria que atraiu o olhar de Deus para ela.

“Maria, na sua pequenez, conquista primeiro os céus. O segredo do seu sucesso reside precisamente em reconhecer-se pequena, necessitada. Com Deus, só quem se reconhece como nada é capaz de receber tudo. Só quem se esvazia é preenchido por Ele. E Maria é a ´cheia de graça`, precisamente por sua humildade”, disse o papa.

Nesse sentido, convidou os fiéis a perguntarem-se: “como está a minha humildade? Procuro ser reconhecido pelos outros, reafirmar-me e ser louvado, ou penso em servir? Sei escutar, como Maria, ou só quero falar e receber atenção? Sei guardar silêncio, como Maria, ou estou sempre tagarelando? Sei como dar um passo atrás, apaziguar as brigas e as discussões, ou só trato de sobressair?”.

Finalmente, frisou que “também para nós, a humildade é o ponto de partida, o início da nossa fé. É essencial ser pobre de espírito, ou seja, necessitado de Deus. Aquele que está empachado de si mesmo não dá espaço a Deus, mas aquele que permanece humilde permite ao Senhor realizar grandes coisas”.

Confira também: