“Hoje é o Dia Mundial de Oração pela Igreja Católica na China. Coincide com a festa da Bem-Aventurada Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos, venerada e invocada no Santuário de Nossa Senhora de She Shan, em Xangai”, lembrou o papa Francisco ao final da audiência geral de hoje (24).

"Nesta ocasião, desejo assegurar a recordação e expressar a proximidade aos nossos irmãos e irmãs na China, compartilhando suas alegrias e esperanças. Um pensamento especial dirige-se também a todos os que sofrem, pastores e fiéis, para que na comunhão e solidariedade da Igreja universal possam experimentar consolo e encorajamento", disse o papa durante sua saudação aos fiéis de língua italiana.

“Convido todos”, continuou o papa Francisco, “a elevar suas orações a Deus para que a Boa Nova de Cristo crucificado e ressuscitado possa ser proclamada em sua plenitude, beleza e liberdade, produzindo frutos para o bem da Igreja Católica e de toda a sociedade chinesa”.

Com esta mensagem, o papa destacou a importância da oração e da solidariedade com a Igreja na China, reconhecendo os desafios e dificuldades enfrentados pelos católicos naquele país.

O Dia Mundial de Oração pela Igreja Católica na China foi instituído há 16 anos. Em uma carta assinada pelo papa Bento XVI no Domingo de Pentecostes de 2007, dirigida aos "bispos, aos presbíteros, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos da igreja católica na República Popular da China", o papa exortou a Igreja em todo o mundo a rezar todos os anos pelos seus irmãos chineses.

O desejo de Bento XVI era promover mais unidade em uma comunidade dividida em "oficial" e "clandestina". Ele também quis promover uma maior comunhão entre a Igreja universal e os católicos chineses. Por isso, todos os fiéis são chamados hoje a expressar com a oração a sua solidariedade aos cristãos na China.

O papa Francisco apoiou e incentivou esta iniciativa desde o início de seu pontificado. Em 23 de maio de 2021, durante a oração do Regina Caeli, ele disse: “Convido-os a acompanhar com fervorosa oração os fiéis cristãos na China, nossos queridos irmãos e irmãs, que carrego no fundo do meu coração”.

Confira também: